manutencao-trocador-de-calor-3

Manutenção em trocador de calor de placas desmontáveis

Os trocadores de calor de placas desmontáveis são conhecidos por sua versatilidade de aplicação. Ele pode ser utilizado tanto como trocador de calor para aquecimento quanto para refrigeração. Além disso, também é usado para fluidos diversos, vapor e água, amônia e glicol e água. A diversidade de materiais de placas e de vedações permite que ele seja configurado de acordo com o processo em questão, tanto se for um processo sanitário, como por exemplo, trocador de calor ou pasteurizador para leite quanto se for um processo para água de limpeza, com o trocador de calor gerando água quente.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

O maior parque instalado de trocadores de calor no Brasil é da Alfa Laval, possuindo grande parte do mercado de troca térmica. Entretanto, outros grandes fabricantes como GEA e Sondex (Danfoss) também estão no mercado brasileiro nas mais diversas aplicações.

Esses equipamentos, assim como quaisquer outros, são carentes de manutenção preventiva e corretiva, já que as placas podem furar e as gaxetas terem um desgaste mecânico. Por isso, a Vaportec conta com um amplo estoque de placas e gaxetas para trocadores de calor desmontáveis compatíveis com as mais diversas fabricantes.

Dicas de manutenção em trocador de calor

A manutenção em trocador de calor é relativamente simples. Abaixo separamos cinco dicas para que a mesma seja feita sem maiores surpresas negativas.

1 – Assentamento de gaxetas de trocador de calor

As gaxetas ou vedações, além de especificadas corretamente de acordo com os fluidos e trocador de calor em questão, devem ser assentadas de maneira correta. E de que forma isso é feito? Apertando a placa principal de maneira constante para que o aperto seja similar em todos os pontos, não deixando nenhum ponto com sobre pressão mecânica.

2 – Limpeza das placas

As placas, estando em bom estado, podem e devem ser limpas. A necessidade da troca se dá apenas quando as mesmas apresentam desgaste mecânico ou estão furadas, fazendo com que o fluido contrário entre no outro canal. Por exemplo: em um trocador de calor que refrigera água com amônia, esse fluido pode entrar na rede de água, criando amoníacos e gerando uma grande dor de cabeça. Esse problema pode e deve ser prevenido por meio manutenção preventiva.

3 – Redução de Pressão e controle de placas

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

O controle da pressão através de uma estação redutora de pressão, no caso de vapor, ou de uma válvula para controle de sucção, no caso da amônia, é fundamental para evitar golpes no trocador de calo. Além disso, também é útil para controlar a temperatura do processo de maneira constante e não de maneira “on-off”.

4 – Teste de trocador de calor

O teste dos trocadores de calor pode ser feito com o fechamento de um canal e utilização apenas do outro. Assim, ele pode apontar se há vazamento em alguma placa ou mesmo vazamento interno de alguma vedação que pode ser imperceptível dependendo do local de instalação e de outros fatores.

5 – Dimensionamento

Os problemas de manutenção em trocador de calor certamente têm ligação direta com o mal dimensionamento do mesmo, seja pela capacidade ou pelo material das placas e vedações. Um equipamento desses precisa ser muito bem pensado de acordo, não somente com os fluidos, mas, com o processo em questão, tempos, vazões, temperaturas, densidades, volumes… Dando uma atenção maior a esse ponto antes da compra, muitos problemas e dores de cabeça podem ser evitadas. O trocador de calor é como uma máquina qualquer do processo e precisa estar de acordo com a demanda de capacidade e construção para que seu funcionamento seja correto.

A aplicação de trocadores de calor para chiller de água gelada é muito comum. E, por isso, a Vaportec, distribuidora exclusivo Danfoss, mantém estoque e proporciona logística facilitada e rápida para todo Brasil, entregando a solução de maneira ágil em todo território nacional através de modalidades de frete aéreo e rodoviário. Isso possibilita que, dependendo do estado, o equipamento chegue no mesmo dia ao consumidor final, sem custos irrisórios de frete.

A Vaportec, desde 1995, é especialista em trocadores de calor e troca térmica. Dimensionamos equipamentos, sistemas e fornecemos placas e vedações para diversas marcas e modelos, com toda assessoria necessária para montagem e manutenção. Para adquirir seu equipamento ou tirar alguma dúvida entre em contato por meio do telefone (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Trocadores de Calor Brasados.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog