valvula-de-seguranca-para-amonia-sfa-15-danfoss

Válvula de segurança para amônia SFA 15

A válvula de segurança para amônia é uma peça com a função de garantir um processo seguro por meio de seu mecanismo. É um tipo de válvula que, automaticamente, sem a necessidade de qualquer energia que não seja a do fluido em questão, descarrega uma quantidade do próprio para impedir o aumento excessivo da pressão. Dessa forma, ela mantém o nível seguro pré-determinado. Além disso, tem a função de fechar e prevenir fluxo adicional de fluido após a restauração da pressão.

Caldeiras, autoclaves, reservatórios de amônia, pulmões de ar comprimido, vasos de pressão e outros equipamentos são os que mais utilizam essas válvulas. Portanto, para saber qual é a melhor tipo para o seu processo é necessário analisar três características essenciais:

  • – dados do fluxo, que incluem a pressão – pressão máxima de trabalho e de ajuste – e a vazão;
  • – dados do fluído, como seu tipo e estado;
  • – tipo e dimensões da conexão, como bocal de entrada e de saída.

Válvula de segurança para amônia SFA 15 Danfoss

A válvula de segurança amônia SFA 15 Danfoss é um modelo padrão e dependente da contrapressão. Dessa maneira, é aplicada em tanques acumuladores do fluido, conhecidos também como vasos de pressão.

Esses vasos de amônia são passiveis de sobre pressão e podem romper. Portanto, é necessário o projeto de um engenheiro qualificado para obter a certificação de funcionamento. Para que a certificação fique dentro da normativa vigente em território nacional, deve-se produzir, calibrar e certificar as válvulas em bancada adequada para tal. Além disso, o uso de instrumentos calibrados e com rastreamento RBC é fundamental. Dessa maneira, estarão aptas para instalação.

A Vaportec fornece apenas válvulas de segurança que estão de acordo com toda normativa vigente em território nacional e internacional. Por isso, envia-se o certificado de calibração rastreável juntamente com a válvula. Do mesmo modo, a calibra-se o equipamento em laboratório próprio para tal fim, onde realiza-se todos os testes de segurança e funcionamento.

Sistema de segurança para amônia

A válvula de segurança para amônia SFA 15 não é um dispositivo de controle de pressão que deve abrir constantemente. Sendo assim, para o controle de nível de tanque, existem outros equipamentos, como boia de nível de amônia AKS 38 Danfoss e o sensor de nível AKS 4100 Danfoss.

A boia de pode operar em conjunto com uma válvula solenoide para amônia EVRA Danfoss, o que permitirá ou bloqueará a entrada de líquido no reservatório de amônia de maneira ON-OFF, conforme a demanda de refrigeração do processo. Já, o sensor de nível AKS 4100 Danfoss poderá trabalhar de maneira proporcional com sinal de 4 a 20 mA. Assim, em conjunto com uma válvula motorizada para amônia ICM, fará a injeção continua e progressiva de liquido, mantendo o nível constante, evitando golpes e dando maior eficiência termo energética ao processo de refrigeração.

Processos mais seguros com válvulas de segurança SFA 15

As válvulas SFA 15 para amônia normalmente são instaladas em pares para, dessa forma, duplicar o fator segurança. Abaixo das válvulas de segurança é necessário uma válvula de bloqueio distribuidora de fluxo, com uma entrada e duas saídas.

O modelo 3 vias para válvulas de segurança Danfoss é o DSV, com vedação e funcionamento confiável, o que permite o serviço e a manutenção de maneira fácil e segura, permitindo a remoção das válvulas para calibração mesmo com o sistema em operação. Portanto, se a válvula estiver com desgaste mecânico natural, também será fácil a sua substituição por uma nova, podendo fazer manutenção na antiga e deixando-a como reserva em caso de viabilidade econômica.

Ausência de equipamentos pode ser determinante

Acidentes podem acontecer em tanques de amônia e, infelizmente, são mais comuns do que gostaríamos. Abaixo há um exemplo recente de uma ruptura de tanque que poderia ter sido evitada se o mesmo estivesse dentro da normativa vigente comentada acima. Você pode ler a matéria completa aqui.

Não é exagero e muito menos argumento de vendas, mas, de fato, devemos ter em mente que processos com gases como amônia, vapor e outros, além do risco patrimonial envolvem riscos com pessoas. Riscos esses que devem ser levados em conta nas decisões que envolvem esses processos. Isso porque, é muito mais barato e simples o investimento inicial em segurança e controle do que o conserto de plantas inteiras, além da pausa de operação e o valor incalculável da vida de operadores.

Com 25 anos de experiência, a Vaportec é distribuidora autorizada Danfoss. Assim, fornecemos para todo território nacional e América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.