valvula-de-seguranca-para-amonia-sfa-15-danfoss

Válvula de Segurança para Amônia SFA 15 Danfoss

Válvulas de segurança SFA 15 para amônia são aplicadas em tanques acumuladores do fluido, conhecidos também como vasos de pressão. Esses vasos de amônia são passiveis de sobrepressão e podem romper. Nesse caso, é necessário o projeto, por engenheiro qualificado para tal, e também a certificação deste equipamento.

Para que a certificação fique dentro da normativa vigente em território nacional, as válvulas de segurança devem ser produzidas, calibradas e certificadas em bancada adequada para tal. Além disso, é preciso que seja retificada por engenheiro responsável que possa assinar por este trabalho e utilizando instrumentos calibrados e com rastreamento RBC. Dessa maneira, com a devida calibração e rastreamento, as válvulas de segurança para amônia e, também, para outros fluidos e aplicações estarão aptas para instalação.

As válvulas de segurança SFA 15 para amônia não são dispositivos de controle de pressão que devem abrir constantemente. Para o controle de nível de tanque, existem outros equipamentos, como boia de nível de amônia AKS 38 Danfoss e o sensor de nível AKS 4100 Danfoss. A boia de pode operar em conjunto com uma válvula solenoide para amônia EVRA Danfoss, o que permitirá ou bloqueará a entrada de líquido no reservatório de amônia de maneira ON-OFF, conforme a demanda de refrigeração do processo. Por sua vez, o sensor de nível AKS 4100 Danfoss poderá trabalhar de maneira proporcional com sinal de 4 a 20 mA. Em conjunto com uma válvula motorizada para amônia ICM fará a injeção continua e progressiva de liquido, mantendo o nível constante, evitando golpes e dando maior eficiência termo energética ao processo de refrigeração.

Processos mais seguros com válvulas de segurança SFA 15

As válvulas de segurança SFA 15 para amônia normalmente são instaladas em pares. Para, dessa forma, duplicar o fator segurança, que na amônia é primordial. Abaixo das válvulas de segurança é instalado uma válvula de bloqueio distribuidora de fluxo, com uma entrada e duas saídas. O modelo 3 vias para válvulas de segurança Danfoss é o DSV, com vedação e funcionamento confiável, o que permite o serviço e a manutenção de maneira fácil e segura, permitindo a remoção das válvulas para calibração mesmo com o sistema em operação. Se a válvula estiver com desgaste mecânico natural, também será fácil a sua substituição por uma nova, podendo fazer manutenção na antiga e deixando-a como reserva em caso de viabilidade econômica.

Acidentes podem acontecer em tanques de amônia e infelizmente são mais comuns do que gostaríamos. Abaixo há um exemplo recente de uma ruptura de tanque que poderia ter sido evitada se o mesmo estivesse dentro da normativa vigente comentada acima. Você pode ler a matéria completa aqui.

Não é exagero e muito menos argumento de vendas, mas, de fato, devemos ter em mente que processos com gases como amônia, vapor e outros, além do risco patrimonial envolvem riscos com pessoas. Riscos esses que devem ser levados em conta nas decisões que envolvem esses processos. Isso porque, é muito mais barato e simples o investimento inicial em segurança e controle do que o conserto de plantas inteiras, além da pausa de operação e o valor incalculável da vida de operadores.

Com 25 anos de experiência, a Vaportec é distribuidora autorizada Danfoss. Assim, fornecemos para todo território nacional e América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.