valvula-de-controle-de-amonia-ics-danfoss

Válvula de controle de amônia ICS Danfoss

A válvula de controle ou válvula piloto para amônia modelo ICS Danfoss pertence a plataforma Flexline. Ela pertence à mesma família da válvula motorizada proporcional para amônia ICM e para a válvula solenoide de dois estágios ICLX – essa segunda ideal para plantas com degelo a gás quente -, denominada família ICV.

Essa nova plataforma também trouxe consigo a válvula modelo ICV PM, fabricada com flanges iguais às antigas PM Danfoss, podendo ser substituída com facilidade devido à mesma conexão, evitando cortes, soldas e paradas. Para isso, basta bloquear a rede de amônia por meio da válvula de bloqueio SVA e fazer a substituição de uma por outra. Neste caso, o módulo de função e pilotos já são atualizados conforme o modelo ICS, ou seja, a planta de amônia fica atualizada e a conexão permanece igual.

Uso da ICLX e ICS Danfoss

Sobre a válvula ICS Danfoss, a mesma pode ter diversas funções. Seu uso mais comum é como reguladora de pressão para evaporadores e câmaras frigorificas. Entretanto, também pode ser utilizada na função de solenoide. A válvula ICS Danfoss pode ser fornecida com uma ou três portas, podendo ter até três pilotos diferentes operando a válvula com aplicações complementares entre si. As válvulas para controle de amônia ICS são projetadas para operação em até 52 bar.

O conceito de flexibilidade Danfoss consiste em poder modular válvulas com sistemas distintos de funcionamento em um único corpo, ou seja, na plataforma ICV Danfoss. Segue abaixo imagem ilustrativa onde é possível ver como esse conceito é aplicado na prática:

Por sua vez, as válvulas modelo ICLX são usadas em linhas de sucção para a abertura com alta pressão diferencial e o degelo com gás quente em sistemas de refrigeração por amônia. Essa versão é configurada de fábrica para abrir em dois estágios. Além disso, seguindo um procedimento simples, ela pode abrir em uma etapa também. Na configuração em duas etapas, a primeira abre em torno de 10% da capacidade da válvula, após as solenoides serem energizadas. O passo dois abre automaticamente quando a pressão diferencial diminui para aproximadamente 1,5 bar. A servoválvula ICLX compreende cinco componentes principais: corpo da válvula, tampa superior, modulo de função e duas válvulas solenoide piloto.

Características do modelo

As válvulas ICM são muito compactas com motor instalado diretamente na parte superior para operação. Além disso, são projetadas para regular um processo de expansão em linhas líquidas de amônia. Dessa forma atuam com ou sem mudança de fase ou pressão de controle ou temperatura em linhas de sucção secas e úmidas, além de linhas de gás quente. As válvulas ICM são projetadas para que as forças de abertura e fechamento sejam equilibradas. Portanto, apenas três tamanho de ICAD são necessários para gama completa de ICM de DN 20 a DN 150, ou seja, de ¾” a 6”. A válvula motorizada ICM e o atuando ICAD oferece controle preciso e proporcional com um espaço compacto de tamanho físico. Uma ICM compreende três componentes principais: o corpo da válvula combinado com o módulo de função, a tampa superior e o atuador modelo ICAD.

As válvula modelo ICS Danfoss são compactas e servo operadas para controle de amônia. Sendo assim, é adequada para regular temperatura por meio da regulagem de pressão e também sistemas ON/OFF para amônia. Elas podem ser usados tanto na baixa como na alta pressão em linhas de sucção secas e úmidas e em linhas líquidas sem mudança de fase, ou seja, onde não ocorre a expansão. Uma válvula ICS compreende três componentes principais: o corpo, o módulo de função e a tampa superior. Nesta tampa multifuncional podem ser acoplados diversos pilotos para funções diferentes conforme o controle de amônia necessário para a sua planta frigorifica.

Com 25 anos de experiência, a Vaportec é distribuidora autorizada Danfoss. Assim, fornecemos para todo território nacional e América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.