controle-de-nivel-de-amonia

Controle de nível de amônia em tanques de liquido

Sensor de nível líquido de amônia ou boia de nível de amônia são termos utilizados para definir o equipamento eletromagnético que atua no controle do nível líquido de tanques de amônia. Dessa forma, ele mantém a elevação de amônia constante e em um padrão adequado para circular pelo processo e evaporadores. Assim, fazendo a troca térmica nas câmaras frigoríficas e nos equipamentos, como máquinas de gelo à amônia e túneis de congelamento por amônia.

Com a utilização desse equipamento é possível fazer o controle em diversos processos. Alguns exemplos são em acumuladores/tanques de líquido, em ambientes inundados com amônia, tubulações de chillers, tanques de baixa ou alta pressão devido ao seu range, entre outros. Dessa maneira, pode-se utiliza-los como chave de segurança e proteção para bombas e compressores, fazendo com que o nível de amônia permaneça de forma constante, sem que esses equipamentos funcionem com sobrecarga ou sem carga nenhuma.

Funcionamento do sensor de nível de amônia

A Boia de Nível ou Sensor de Nível AKS 38 Danfoss é fabricado com a melhor e mais confiável tecnologia para aplicação em amônia, dentro de todos parâmetros e normativas vigentes para plantas frigorificas no Brasil. Ele é um equipamento fundamental para a operação e essencial para a segurança. Isso porque ele evita a abertura de válvulas de segurança, além de manter o nível de líquido constante em pressão balanceada. A comunicação do Sensor de Nível AKS 38 Danfoss pode ser feita com uma válvula solenoide para amônia EVRA Danfoss e o sistema funcionará de maneira on-off, liberando a passagem de líquido conforme a demanda, porém de forma não constante e, sim, intermitente.

Também pode ser feito sistema com válvula para controle de amônia proporcional ICM. Com seu funcionamento proporcional e constante ela não para de trabalhar e somente varia a taxa de abertura e liberação de amônia, conforme a demanda. Essa é uma ótima opção para quem visa economia energética. Embora seu custo inicial seja mais alto em relação a uma válvula on-off, seu funcionamento constante e preciso melhora o processo evitando golpes e dando uma segurança operacional maior ao operador da sala de máquinas.

Tecnologia Danfoss

Sendo um sistema proporcional ou on-ff o importante é que a chave de nível ou boia de nível para amônia tem que estar de acordo com a normativa vigente. Neste mercado sempre existiram equipamentos paralelos, porém a confiabilidade dos produtos Danfoss são inigualáveis. Líder no controle inteligente e em eficiência térmica, ela dispõe de uma linha completa de produtos para plantas frigorificas e instalação em amônia. A Danfoss entende que controles de amônia devem ser confiáveis, pois são vitais para economia energética e, principalmente, para segurança patrimonial e de pessoas. Sendo assim, esses sistemas são tratados com a devida seriedade na hora de sua projeção e construção e certamente irão operar durante muitos anos sem dores de cabeça.

Temos exemplos de plantas frigorificas com mais de 30 e 40 anos utilizando os controles Danfoss, com as antigas válvulas de controle PM. Plantas dos anos 70 e 80 ainda em operação pelo Brasil e com um funcionamento satisfatório. Um investimento inicial maior com certeza é justificado não só com a economia energética das válvulas e controles Danfoss para amônia, mas também com a segurança que estes equipamentos proporcionam.

Como distribuidora autorizada, a Vaportec mantém à pronta entrega a linha completa de produtos Danfoss. Assim, fornecemos para todo território nacional e América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.