valvula-redutora-de-pressao

5 dicas para economizar com a válvula redutora de pressão

Válvula redutora de pressão para vapor e válvula reguladora de pressão para água exercem um mesmo papel. Da mesma maneira, as válvulas redutoras de pressão auto-operadas e as válvulas redutoras de pressão de ação direta também realizam a mesma função. Sendo assim, como definir qual a melhor válvula reguladora para seu processo ou equipamento? E mais: como economizar realizando a escolha adequada?

Neste post você vai conferir dicas para especificação e economia em processos que exigem a instalação dessas válvulas, visando sempre o melhor custo benefício e o menor índice de manutenção. Além disso, também tem dicas sobre estação redutora de pressão, desde sua montagem até quais equipamento devem fazer parte dessa solução montada.

1 – Qual a diferença entre válvula redutora auto operada e a de ação direta?

Poderíamos fazer um texto explicando todas as menores diferenças sobre elas, porém, vamos nos ater ao realmente faz diferença. A válvula auto-operada tem a pressão de saída setada em, por exemplo, 3 bar, independentemente da pressão de entrada variar de 5 a 8 bar, a pressão de saída será constante e confiável em 3 bar. Isso porque ela funciona pela leitura de diferencial de pressão que é feita mecânica e constantemente durante seu funcionamento.

Já a válvula de ação direta é para uso em processos de menor vazão e menor precisão, pois, com a variação da pressão de entrada, varia também a pressão de saída. Um exemplo é: se a pressão de saída estiver setada em 3 bar com a entrada de 8 bar, se a entrada for de 5 bar ela será menor do que a inicialmente setada e o mesmo vale para uma sobrepressão. Dessa forma, a confiabilidade na saída não é 100%.

Isso quer dizer que a válvula redutora de ação direta não é boa? Não! É uma ótima válvula, porém não atende todos os processos. Entretanto, é muito boa para uso em autoclaves (onde tem válvula de segurança), em processos de recapadoras de pneus, na indústria de lona de freio automotiva, entre outras. Isso porque nesses processos a injeção é por ponto e deve ter controle individual. Tem dúvidas sobre como instalar e regular a válvula de ação direta? Assista nosso vídeo tutorial:

2 – Vale a pena fazer manutenção nessa válvula?

Depende! O custo da válvula redutora de pressão de ação direta é baixo, girando em torno de R$ 1.000,00. Entre o custo de retirada, frete, mão de obra e peças e frete de retorno, dificilmente o custo de manutenção ficará menor do que 60% da válvula nova. Nesse caso é inviável o conserto e este item pode ser visto como um consumível. Já o custo de uma válvula redutora de pressão auto-operada de uma bitola maior, por exemplo de 3″ ou 4″, é relativamente alto, neste caso vale a pena avaliar o tempo de uso da válvula e o estado geral da mesma.

Quando há necessidade de troca de muitos componentes e o estado interno do seu corpo já está em condições que limitam seu uso e a sua eficiência, mesmo que seja feita a manutenção, após algum tempo os problemas certamente irão retornar e o investimento terá que ser refeito, assim, é necessário sempre colocar na ponta do lápis e avaliar. Por melhor que seja a qualidade da manutenção, não tem como ficar em condição de nova, devido ao próprio desgaste mecânico do vapor que, por si só, já é um fluido corrosivo.

3 – Como eu devo montar uma estação redutora de pressão?

Novamente depende! Neste caso depende muito da necessidade de cada processo. O padrão de uma estação redutora de pressão de boa qualidade e segurança começa por um separador de umidade na sua entrada. Esse dispositivo facilitará a drenagem do condensado (água) proveniente do Calor, protegendo a válvula e melhorando a eficiência do processo. São necessárias também válvulas de bloqueio: duas para bloqueio da válvula redutora em caso de manutenção; e uma terceira tipo aeroglobo com folé metálico para controle manual pelo sistema de by-pass (instalação paralela para controle manual). Antes da válvula também é necessário um filtro tipo Y, que garantirá que as partículas sólidas maiores que 0,8 mm não cheguem até a sede da válvula redutora, protegendo a sua integridade.

Para verificação, regulagem e, até mesmo, controle manual é necessária a instalação de dois conjuntos de manômetros com tubo sifão, um antes da válvula redutora e um depois. Dependendo do quão crítico é o processo, ou se ele está antes de um equipamento com alta sensibilidade de pressão, como uma autoclave ou um tanque encamisado, deve ainda ser instalada uma válvula de segurança que abrirá fazendo a descarga da pressão excedente, em caso de falha da válvula redutora de pressão.

modelo-padrao-de-instalacao-de-estacao-redutora
Modelo padrão de instalação

4 – Válvula redutora de pressão para água controla a vazão?

Para controle de vazão de água devemos utilizar as válvulas de balanceamento. Elas são fornecidas em diversos modelos, tamanhos e com funcionalidades distintas, se adequando desde processos comerciais/residenciais até grandes projetos de HVAC ou de refrigeração com uso de Glicol. Quando a necessidade é reduzir a pressão e manter a vazão constante, as válvulas redutoras de pressão pra água são de funcionamento simples por diafragma e não oferecem obstáculos nem para instalação e nem para regulagem. Isso porque possuem manômetro normalmente no próprio corpo onde é possível setar a pressão desejada. As válvulas redutoras de pressão hidráulicas têm um baixo custo e uma longa vida útil, sendo amplamente utilizadas como consumíveis, onde a manutenção é inviável em relação a troca do equipamento.

5 – Como fazer manutenção dos modelos 25P ou 3010?

Podemos observar que grande parte dos problemas com as válvulas redutoras de pressão está relacionada ao seu piloto. Neste caso, o setor responsável pode realizar a manutenção sem necessidade de retirar e enviar a terceiros, gerando economia de tempo e recursos nesse processo. A abertura do piloto e a troca da sede do piloto é relativamente simples. Após a abertura, pode ser feita lapidação com pasta especifica para assento da sede/esfera e substituição da sede do piloto. Em grande parte dos casos, esta substituição fará com que a válvula redutora de pressão retorne ao seu funcionamento normal.

A manutenção ou a instalação de uma válvula redutora de pressão ou de uma estação redutora de pressão se bem dimensionada, não se torna um problema para o setor de manutenção. Na verdade, torna-se um sistema de simples funcionamento mecânico constante.

Com 25 anos de experiência, a Vaportec é distribui e acompanha projetos de estação redutora de pressão. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.