valvula-solenoide-para-agua

Válvula Solenoide para água: cinco dicas essenciais

Válvula solenoide para água é utilizada para abertura ou fechamento automático de fluxo de água em tubulação, reservatório ou processo onde a mesma desempenha a função automática de encher ou esvaziar este ponto. A válvula solenoide para água pode ser usada tanto na indústria quanto em residencias ou até mesmo em sistemas de irrigação de fazendas ou pequenas propriedades rurais.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Entretanto, como escolher a melhor válvula solenoide para água? Como adequá-la ao meu processo? Como automatizar meu processo com uma válvula dessas? Recebendo todas essas perguntas durante 25 anos trabalhando com válvulas solenoide para água e para diversos fluidos industriais, como amônia e vapor, usamos nossa experiência para elencar cinco dicas essenciais sobre elas.

1 – Dimensione corretamente sua válvula solenoide para água

Você não é obrigado a conhecer sobre válvulas solenoides a ponto de dimensioná-las, porém é necessário que você passe as informações para que a empresa que for fazer o fornecimento possa fazer de maneira adequada.

Exemplo prático: Há um processo onde não existe pressão de água para abrir minha válvula solenoide, a caixa d´água fica apenas 1 metro acima de onde está a válvula. Isso gera 0,1 bar de pressão e é preciso transferir 200 litros em 1 hora através dessa caixa para outro ponto de consumo. Nesse exemplo temos todas as informações fundamentais para o dimensionamento da válvula solenoide, entre elas: fluido, pressão e vazão. Munidos dessas informações, os vendedores técnicos com certeza conseguirão dimensionar o modelo de válvula adequado ao processo. No caso de uma válvula solenoide Danfoss, o modelo seria o EV250 que possui abertura assistida e não precisa de pressão pra começar a operar. Ela é normalmente utilizada em aplicações de válvula solenoide para gás, onde a pressão é muito reduzida.

2 – Existem linhas de válvulas solenoide baratas, se possível, ECONOMIZE!

Quando não há necessidades especificas como diferencial zero de pressão, citado no exemplo anterior, podem ser utilizados modelos mais comuns de válvula solenoide. Isso gera uma economia inicial de investimento e, também, uma economia quando for necessário fazer a manutenção dessa válvula. Pois, dessa forma, o reparo da válvula solenoide também será mais barato.

No caso das válvulas solenoide Danfoss, o modelo mais usual é a válvula solenoide EV220. Entretanto, é necessário ressaltar que ela precisa de um mínimo de pressão de funcionamento de 0,3 bar. Porém, normalmente, em sistemas de circuitos fechados ou dentro da indústria em linhas diversas, a água é bombeada e pressurizada. Assim, não é anormal termos processos com pressão superior a 0,3 bar em um projeto onde temos, por exemplo, 20 tanques e cada um precisa de uma válvula solenoide para descarrega-lo ou carrega-lo. Em algum momento a diferença de valor de projeto e manutenção dessas válvulas com certeza será significativa, chegando em certas situações de 40 a 60%.

3 – Troque você mesmo os reparos de sua válvula solenoide

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

A troca de reparos das válvulas solenoide Danfoss é extremamente fácil. Inclusive, vamos deixar aqui um vídeo tutorial que mostra como fazer esse procedimento de maneira rápida, pratica e segura. Tanto você quanto o seu setor de manutenção podem fazer a troca do reparo para válvula solenoide Danfoss.

E deixamos uma dica bônus também. Se você tem válvula solenoide para amônia e precisa trocar o reparo? Segue abaixo vídeo de troca de reparo para válvula solenoide EVRA Danfoss.

4 – As bobinas das válvulas solenoides não são intercambiáveis entre marcas, pense nisso na hora de comprar!

As vezes optamos por produtos muito mais baratos por ser um processo pouco complexo e que não exige um alto grau de confiabilidade. Porém, quando essa válvula começar a falhar (e certamente ela irá) existem dois problemas principais na manutenção dela:

  • Não são encontrados reparos.
  • As bobinas dos grandes fabricantes não são compatíveis com esse tipo de válvula.

A economia de R$ 100,00 às vezes pode resultar em uma grande dor de cabeça, principalmente dentro da indústria, onde os processos são dinâmicos e a parada é sempre sinônimo de prejuízo, independentemente do tempo que seja.

Optando por uma válvula solenoide Danfoss, você pode comprar cada parte separadamente. Além disso, pode comprar apenas os reparos para válvulas Danfoss e fazer a troca você mesmo como explicado acima. Não avalie apenas o preço, mas sim o custo benefício antes de tomar a decisão!

5 – Automação de processos com válvula solenoide

Muito falamos em processos automáticos, indústria 4.0, novas tecnologias, porém grande parte das indústrias possuem diversos processos manuais. Dessa maneira, há dependência de um operador abrir uma válvula manual que não tem sinalização de abertura nem de fechamento. Isso gera perda de produtos, gasto excessivo de energia, desperdício de água e uma série de outros problemas que não deveriam mais fazer parte do dia a dia das industrias em um momento de tanta tecnologia.

Por um baixo custo é possível automatizar os processos com válvulas solenoide, tendo uma ampla gama de válvulas, como por exemplo: válvulas solenoide para amônia, para vapor, para gás, para água, válvula solenoide 220V, válvula solenoide 24V, válvula solenoide EV220, válvula solenoide EV250, válvula solenoide EVRA, entre tantas outros.

Quando automatizamos nossos processos eles ocorrem de maneira natural e fluida, facilitando a vida de todos. Quando geramos menos envolvimento nos possibilitamos o ganho de tempo para situações realmente importantes.

A Danfoss possui uma linha completa de automação industrial que conta com pressostatos, transmissores de pressão, transmissores de temperatura, controladores, válvulas solenoide e diversos outros dispositivos que são produzidos com foco na otimização do tempo e economia energética de pessoas, industrias e processos. Com 25 anos de experiência, a Vaportec é distribuidora autorizada Danfoss. Assim, fornecemos para todo território nacional e América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre a válvulas de automação industrial.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog