manutencao-em-valvula-redutora-de-pressa-para-vapor

Manutenção em válvula redutora de pressão para vapor

O vapor é um dos fluidos mais importantes e, por consequência, utilizados na indústria. Isso porque ele possui a temperatura proporcional à pressão, ou seja, quanto maior for a pressão maior a temperatura, ao passo que quanto menor for a pressão menor é a temperatura. Dessa forma, ele se torna muito versátil e prático para uso industrial. Logo, a válvula redutora de pressão para vapor é indispensável na indústria.

Com a instalação de uma válvula redutora de pressão para vapor pode-se controlar a temperatura de diversos processos. Um exemplo, é o processo de injeção de vapor para cozimento de alimentos ou para pasteurização de leite, suco de frutas e outros.

As principais causas de manutenção nesse tipo de válvula são as sujeiras provenientes das tubulações, limalhas de ferro e outras sujidades arrastadas pelo vapor até o piloto. Além disso, os golpes ocasionados pelo acumulo de condensado nas redes de vapor também são agentes desse fenômeno. Entretanto, esses dois fatores podem ser evitados de maneira simples, prática e barata, por meio da instalação de alguns equipamentos que falaremos abaixo.

Separadores de Umidade

Os separadores de umidade são utilizados em estações redutoras de pressão e de controle de temperatura antes de trocadores de calor e equipamentos. A sua é qualificar o vapor por meio da separação de vapor/água, deixando o mesmo mais “seco” e evitando golpes. Dessa forma, melhorando o funcionamento da válvula, equipamentos e segurança operacional.

Purgadores termodinâmicos e purgadores mecânicos de boia

A função dos purgadores é eliminar o condensado (água) da rede de vapor, retornando eles para a caldeira com temperatura maior que a de entrada convencional. Isso dá para a planta de vapor uma maior eficiência e economia de combustível. A manutenção preventiva dos purgadores é de extrema importância e deve ser feita em períodos curtos de tempo, pois, com o vazamento dos mesmos ou seu trancamento o processo perde muito em eficiência. Assim, faz com que a caldeira queime cada vez mais. Sugerimos que a cada 30 metros de rede seja feita uma bota coletora de condensado e um purgador termodinâmico instalado, além, é claro, do uso nas baixadas, antes de estações e equipamentos, onde se caracterizam os pontos de acumulo de condensado. Além disso, os purgadores mecânicos de boia devem ser usados em trocadores de calor e equipamentos, pois sua drenagem é continua e qualifica o funcionamento do equipamento.

Filtros tipo Y

Os filtros Y tem corpo em ferro, aço carbono e também em aço inox. Sua tela não retém partículas de tamanho em micras como os filtros culinários, porém retém limalhas de ferro, soldas, e partículas acima de 0.8 mm, que resultariam na danificação dos componentes internos de válvulas e equipamentos. Dessa maneira, sua instalação antes de válvulas é barata e indispensável para evitar futuras dores de cabeça e paradas de plantas.

A Vaportec mantém à pronta entrega todos estes produtos. Assim, fornecemos para todo território nacional e América do Sul. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.