conserto-de-purgador-de-boia-e-termodinamico

Purgador de boia e termodinâmico: vale a pena consertar?

Em época de final de ano, muito se fala em paradas de manutenção, preventiva e corretiva, em válvulas e equipamentos. Um exemplo comum é a avaliação em purgador de boia e termodinâmico. Porém, será que o custo de fazer manutenção em purgadores não é maior do que o custo de substitui-los por novos?

Para responder a essa pergunta, contamos com a experiência de 25 anos de mercado do nosso time de técnicos e engenheiros. Dessa forma, avaliaremos os pontos positivos e negativos referentes à troca de purgadores e também referente à manutenção desses equipamentos.

O primeiro ponto para se levar em conta é: qual o estado geral da minha planta e a quantos anos eu possuo a minha instalação e vapor? Mesmo fazendo o reparo dos purgadores, com o tempo o desgaste mecânico, proveniente de um meio e fluido agressivo, como o vapor, danifica o “assento” onde as peças como sede e outros internos são acoplados. Dessa maneira, de pouco resolve trocar os componentes, pois o estado geral do corpo do purgador já não permite a vedação.

O segundo ponto, e principal, é necessária uma reflexão. Será que vale a pena gastar mais do que 50% do custo do equipamento para deixá-lo, no melhor dos cenários, em 70 a 80% do funcionamento de um novo? Nossa resposta é não. Não vale a pena.  A substituição dos equipamentos, além de mais fácil, barata e rápida, dá a garantia do pleno funcionamento da planta de vapor. Sendo assim, com um custo similar a planta pode ficar praticamente zerada, quando que com um custo talvez 30% menor as redes e equipamentos de vapor terão um funcionamento intermediário, o que no fim das contas ficará mais caro do que a substituição dos equipamentos.

A Vaportec mantém à pronta entrega o modelo de purgador de boia e termodinâmico. Assim, fornecemos para todo território nacional e também para a América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.