manutencao-preventiva-anual

Manutenção preventiva anual, como programar?

O período entre final de outubro e início de janeiro, além de marcar a época de festas, tem um significado especial na indústria. Durante esses meses, geralmente, é realizada a manutenção preventiva em válvulas, purgadores e em equipamentos de vapor, amônia, água, ar e outros fluidos. Com as paradas, devido às férias, é possível o setor de manutenção fazer o planejamento e organizar manutenções, tanto preventiva quanto corretiva. Tal como os instaladores e prestadores de serviço que, nesse período, normalmente tem sua agenda lotada.

Além da manutenção, a calibração de válvulas de segurança, manômetros, termômetros, transmissores de pressão e outros equipamentos também é necessária. Dessa forma, a caldeira e a sala de máquinas ficam de acordo com as normas vigentes. Por isso, a Vaportec conta com uma equipe de engenharia especializada para auxiliar clientes nesse tipo de adequação e trabalho.

Separamos algumas dicas rápidas e práticas para programação de manutenção preventiva no setor industrial.

Calibração em válvulas de segurança

A calibração das válvulas de segurança da caldeira deve ser feita anualmente, conforme a norma NR-13, para vasos de pressão e caldeira, assim como a calibração das válvulas de segurança de amônia da sala de máquinas e reservatórios. A medida com que as válvulas de segurança começam a apresentar vazamento, o ideal é substituí-las por válvulas novas, pois, pelo desgaste mecânico pode ocorrer de as mesmas trancarem abertas ou fechadas. Isso pode ocasionar um acidente grave devido à sobrecarga de pressão.

Troca de reparos em válvulas Danfoss

Com amplo estoque de reparos Danfoss, a Vaportec se destaca por atuar diretamente no mercado de reposição. No caso das válvulas para amônia, em paradas de plantas frigoríficas, o ideal é a avaliação das válvulas de controle PM, ICS, ICLX e ICM, alémdas válvulas solenoide EVRA. Os kit´s de inspeção, compostos pelas juntas das mesmas, é a opção ideal. Fazendo essa inspeção visual, de limpeza e de lubrificação, a vida útil da planta aumenta, além da segurança operacional e da eficiência energética. Com um baixo investimento em consumíveis e pessoal, é possível deixar a planta em pleno funcionamento para o próximo ano.

Elementos de Filtros Industriais

Os filtros sanitários de vapor, ar e ar estéril também precisam de avaliação nesses períodos de parada. A inspeção dos mesmos é bastante simples e pode ser feita por meio da verificação de perda de carga entre a entrada e saída do mesmo. Sendo assim: quanto maior a diferença entre a pressão de entrada e saída e maior a perda de carga do elemento, o resultado é um filtro “entupido”. Dessa maneira, deve ser limpo (procedimento de limpeza) ou substituído. A Vaportec conta com toda linha de elementos para vapor Donaldson e Spirax Sarco, além de diversos outros compatível com os mais diversos fabricantes como Parker, Pall e Milipore. Todos à pronta entrega.

Com mais de 25 anos de experiência em manutenções e paradas, a Vaportec atende tanto os clientes finais (indústrias) quanto terceiros, que prestam serviços e comercializam peças aos clientes finais. A distribuição ocorre de maneira local e, também, nacional, com modalidades de frete 24 horas por dia, para qualquer localidade do Brasil. Além disso, possuí e amplo estoque, atendendo desde projetos em grandes grupos como a Tetrapak, Ambev, JBS até instaladores autônomos. Importante ressalta que, ambos, com a mesma agilidade, comprometimento e logística facilitada.