CCeconomia-energetica-em-frigorificos

Economia energética em frigoríficos

Quando se fala em economia e otimização energética nas plantas de frigoríficos, a automação em tanques de nível líquido de amônia é uma importante aliada. Inclusive, o controle exercido por ela é essencial para um bom resultado.

Para que esse controle seja preciso e opere de maneira constante, a comunicação é feita em três etapas, conforme descrito abaixo:

1° – Leitura do nível através de Sensor de Nível AKS 4100 Danfoss.

2° – Transmissão da informação de nível pelo sensor para o Controlador de Nível EKC 357 Danfoss

3° – Interpretação de dados e atuação da Válvula Motorizada ICM Danfoss para alimentação constante de amônia liquida no tanque

Este é o cronograma de funcionamento desse sistema, que também pode ser realizado por meio de injeção on/off. Para isso, é usada uma Válvula Solenoide EVRA ou um Bloco Solenoide ICF.

Benefícios da automação em frigoríficos

Os benefícios da automação são diversos, porém, o que mais chama atenção é a diferença de consumo elétrico dos equipamentos. Isso acontece, pois eles passam a funcionar de maneira constante e moderada ao invés de abrupta e intermitente. Outro benefício é a eficiência e segurança operacional, evitando os conhecidos golpes na rede, válvulas e equipamentos.

Além de toda automação presente, a Danfoss atua, também, na fabricação de outros equipamentos, como as Válvulas de Bloqueio para Amônia SVA e Filtros de Linha FIA. Na parte operacional do separador de líquido podemos observar também a Válvula de Dreno de Óleo QDV, utilizada para dreno e fecho rápido em tanques de amônia.

Em termos de segurança, podemos observar nesse tipo de instalação a Válvula de 3 Vias DSV. Geralmente, ela é acompanhada por duas Válvulas de Segurança SFA fornecidas calibradas e certificadas pela Vaportec, com bancada e engenheiro credenciados para tal.

Dessa maneira, a Danfoss possui todos os acessórios e controles para montagem deste sistema. E, por sua vez, como distribuidora exclusiva de refrigeração industrial e componentes para amônia, a Vaportec mantém à pronta entrega estes componentes. Assim, fornececemos para todo território nacional e América do Sul. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.