adsorcao-em-ar-comprimido

Adsorção em ar comprimido

Você já ouviu falar sobre adsorção? Essa palavra designa o processo de acumulação de moléculas de um átomo, seja de um gás ou de um líquido, a uma superfície do corpo em estado sólido. Esse sistema não ocorre no corpo todo do material, somente na superfície e, por isso, é chamado de fenômeno de superfície ou de interface.

Esse processo é muito útil para diversas atividades, sobretudo na área industrial. Nesse setor ela pode estar presente, por exemplo, na remoção de corantes para recuperação de solventes, filtros e catalisadores de automóveis, no tratamento de efluentes. Além disso também pode ser utilizada remoção de cores, sabores e odores indesejáveis nos alimentos, entre outros. A adsorção se faz presente também em equipamento simples, como as máscaras de gás e os purificadores de água.

Ela também é muito utilizada em sistemas que utilizam o ar comprimido como fluido. Por sua versatilidade, esse ar é utilizado na indústria química, alimentícia, ambiental e em muitas outras. Entretanto, ele pode estar repleto de contaminantes, partículas de sujeira e umidade, que levam a condensação. Por sua vez, essa condesação pode levar a custos consideráveis, por meio da corrossão, congelamento, etc.

botao-catalogo-e-book-tratamento-de-ar-comprimido

Secador Ultrapac 2000 para adsorção

E como evitar essa diferença não planejada no orçamento? Isso pode ser feito com a aplicação de um secador Ultrapac 2000. Este sistema completo de purificação Ultrapac inclui um pré-filtro com dreno automático de condensado, adsorção secante e pós-filtro. A Donaldson, líder mundial em filtração, desenvolveu esta solução por entender a necessidade dele em plantas de ar comprimido.

Ele funciona de forma prática. O pré-filtro retém sólidos e condensados até um teor de óleo residual de 0,03 mg/m3. Em seguida, o secador de adsorção absorve a umidade no ar comprimido até um ponto de orvalho de pressão de -40 °C. Finalmente, no pós-filtro, o restante de partículas do agente de secagem são mantidos.

Principais características do Ultrapac 2000

– Sistema completo de purificação, incluindo pré-filtro, pós-filtro e dreno eletrônico de condensado. Todos estes componentes prontos de fábrica e com fácil instalação.

–  Agente de secagem em cartuchos, que possibilita um processo mais simples.

– Bloco multifuncional exclusivo, incluindo todos os componentes mecânicos e eletrônicos.

– Design excepcionalmente compacto e com economia de espaço.

– No caso de aplicação central, o sistema pode ser conectado a um compressor para economizar ar de regeneração. Para saber mais, você pode entrar em contato conosco pelo número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br. Somos distribuidores autorizados Danfoss e estamos sempre prontos para auxiliar em qualquer dúvida ou processo de compra.