instalação-de-filtros-sanitarios-de-vapor

Instalação de filtros sanitários de vapor

Os filtros sanitários de vapor, também conhecidos como culinários, possuem tanta versatilidade que são utilizados em uma infinidade de tarefas. Comuns tanto na indústria alimentícia quanto na farmacêutica, são eles os responsáveis por garantir um ambiente e, por consequência, um resultado mais seguro e estéril. E as instalações de vapor são as preferidas para este fim. Mas por quê? Entre os principais motivos para o uso desse fluído, destaca-se a grande transferência de energia e calor que ele permite. Além disso, ele consegue ser bastante eficiente e econômico.

Tipos de vapor e seu uso

Vapor de processo

Este vapor é usado como fonte de energia em processos de transferência de calor. Dessa forma, turbinas a força motriz movem o fluxo de líquido ou de gás para criar vácuo para hidratação. Por isso, é muito c na produção de papel.

Vapor culinário

O vapor culinário refere-se aquele que está em contato direto com alimentos ou com um produto que entrará em contato com alimentos. Sua produção deve satisfazer o padrão 3A609-03. Para ser eficiente é necessária a retenção de 95% de partículas maiores do que 2 microns.

Vapor para Sanetização

Este vapor é usado no SIP para processos de higienização, desinfecção e esterilização do equipamento, sem linha de desmontagem, o que resulta na remoção de contaminação microbiológica.

Filtros sanitários de vapor Donaldson

O filtro de aço inoxidável Donaldson CSF16 P-GS é a opção ideal para quem trabalha com vapor. Utilizado para filtração de diversos fluídos, ele pode ser regenerado por descarga de volta ou limpeza ultra-sônica. Dessa forma, aumenta a vida útil do filtro e mantém os custos operacionais reduzidos.

Ele está disponível em 13 tamanhos e classificações de três mícrons. Além disso, tem opções de conexão para atender praticamente todos os requisitos de purificação. Por possuir um excelente material, garante maior resistência ao vapor e gases agressivos. O design resistente suporta uma pressão diferencial máxima de até 72 psi e uma faixa de temperatura operacional de -60 ° F a 400 ° F.

Junto aos filtros, são utilizados os elementos filtrantes CSF16 P-EG. A qualidade do vapor melhorada garante uma vida útil mais longa dos elementos filtrantes que estão sendo esterilizados e aumenta a eficiência de todo o processo.