economia-de-combustivel-na-producao-de-vapor

Economia de combustível na produção de vapor

O vapor é um dos fluidos mais versáteis existentes, e, por isso, é um dos preferidos em diversos setores industriais. Entretanto, embora seja prático e relativamente barato, o seu custo de produção pode variar. Isso porque muitas vezes não é feito de forma inteligente e nem ambientalmente planejada.

Para sua produção, geralmente são usados como combustíveis lenha, gás e óleo. Por isso, o seu custo é mais significativo, além, é claro, do impacto ambiental causado pela sua extração e queima.

Devido ao custo alto envolvido através da transformação de água em vapor, é imprescindível que ele seja utilizado de maneira eficaz. Dessa forma, como resultado se tem um melhor aproveitamento do calor, resultando em melhor custo benefício na planta de vapor.

Equipamentos úteis na economia de combustível na produção vapor

Separamos alguns equipamentos que otimizam a queima de combustível na produção vapor.

Purgadores: responsáveis pela eliminação do condensado, formado a partir do vapor. Para economizar, o funcionamento correto dos purgadores é fundamental, pois, além de manter a temperatura dos equipamentos constante, eles mantêm a estabilidade energética do processo.

Separadores de Umidade: antes das estações redutoras e de controle, os separadores de umidade são essenciais para qualificar o vapor que será processado pelas válvulas, aumentando a eficiência e, consequentemente, baixando os custos e otimizando a produção. Além disso, ele é responsável por diminuir a manutenção das válvulas. Dessa forma, gera uma economia indireta na manutenção da planta e aumenta a segurança operacional.

Isolamento térmico: por meio do isolamento térmico com calha de lã de vidro é possível manter a temperatura do vapor constante na tubulação. Dessa maneira, a troca térmica com o ambiente é menor e a condensação diminui, sendo assim o custo da geração também diminui, pois, a necessidade de produção é menor.

Automação Industrial: com o uso de equipamentos como transmissores de pressão e pressostatos é possível automatizar tanto a alimentação quanto a exaustão da caldeira. Isso faz com que a geração de vapor seja automatizada, aumentando, consideravelmente, o rendimento com a diminuição de consumo de combustíveis.

Válvula de Segurança: as válvulas de segurança, além do dimensionamento correto, devem ter a calibração feita anualmente conforme a norma NR-13.

Entretanto, é importante ressaltar que mesmo com melhorias na planta, o que vai definir o custo de produção e a economia geral de energia é o correto dimensionamento dos equipamentos e a manutenção constante na condução, controle e segurança do vapor. A Vaportec é especialista em plantas de vapor e manutenção de equipamentos industriais. Por isso, entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.