sistemas-hidraulicos-automatizados

Como ter sistemas hidráulicos automatizados?

A água é um dos fluídos mais versáteis existentes e, por isso, processos industriais frequentemente a utilizam. Mesmo sendo uma tecnologia antiga, devido à sua aplicabilidade, os sistemas hidráulicos continuam a ser dominantes no processo de fabricação industrial moderno. Além disso, também é um sistema de fácil instalação, flexibilidade e precisão de controle.

Sistemas hidráulicos podem ser usados tanto para controle quanto para geração e transmissão de energia. Como resultado, eles apresentam alta precisão e força, além de controle referente à velocidade e ao sentido de deslocamento. Dessa forma, manter um sistema hidráulico automatizado na indústria é sinônimo de eficiência e polivalência.

Embora, usa-se eles para diversos fins, quando aplicados em processos industriais, os sistemas hidráulicos se destacam em alguns segmentos. Máquinas de processamento de plástico, fabricação de aço e aplicações de extração de metal primário, nas indústrias de máquinas-ferramenta são exemplos. Além disso, um sistema hidráulico automatizado também é imprescindível na produção de papel e em máquinas têxteis.

Principais equipamentos de automação

Agora que você entende a importância desse tipo de sistema na área industrial, você sabe como aplicá-lo em seu segmento? Ou quais os equipamentos fundamentais? Então, confira algumas peças que farão a diferença no resultado de seus processos.

  • Válvulas motorizadas

As válvulas motorizadas, também conhecidas como válvulas de zona, permitem a intercepção automática dos circuitos hidráulicos nas instalações de climatização. Elas são compostas por uma válvula esfera controlada por um atuador, dessa forma, tornam-se extremamente versáteis. Assim, permite a sua utilização em instalações de aquecimento e de arrefecimento.

  • Válvula misturadora eletrônica

Instalações centralizadas utilizam a misturadora eletrônica para a produção e distribuição de água quente. Dessa maneira, sua função é garantir e manter estável a temperatura da água quente sanitária, mesmo quando as condições sejam variáveis.

  • Válvula solenoide de média vazão

Esta válvula é especialmente indicada para aplicações de OEM que exigem uma solução robusta de vazões moderadas. Essa é uma linha de válvulas solenoides de 2/2 vias diretamente servo-operada com conexões de 1/4” a 1”.

  • Pressostato KPI

Os pressostatos KPI são usados para controle, monitoramento e sistemas de alarme em aplicações industriais, portanto, são adequados para instalação em conexão com meio líquido e gasoso. Além disso, essa peça possui contato elétrico de polo simples (SPDT).

Dicas para sistemas hidráulicos

Mesmo sendo um sistema simples, alguns cuidados precisam ser tomados para que não aja acidentes e nem queda de produção. Os componentes hidráulicos exigem atenção permanente para que nada saia fora de controle. Confira alguns cuidados básicos para que seu sistema continue eficiente e seguro.

  1. Notou algum problema? Não use as mãos para tentar resolver de primeira. Isso pode gerar graves queimaduras, já que os fluidos podem alcançar altas temperaturas, passando dos 100 °C.
  2. Não se esqueça de despressurizar o sistema hidráulico antes de qualquer inspeção.
  3. Somente substitua uma conexão por outra exatamente igual. Isso evita que problemas desnecessários aconteçam. Por isso, é importante manter um fornecedor de confiança. Logo, isso nos leva à próxima dica.
  4. Não reutilize uma vedação O-ring. Eles podem apresentar rachaduras que, por sua vez, comprometem a eficácia da vedação e a remontagem.
  5. Mantenha todas as fontes de chamas longe dos vazamentos já que eles podem produzir algum tipo de vapor inflamável.
  6. Não ignore vazamentos pois eles podem indicar problemas mais graves.
  7. Use equipamentos de qualidade. Esse talvez seja o mais essencial e que vai garantir a maior durabilidade do seu sistema. Válvulas, mangueiras, pressostatos precisam ser seguros e possuírem garantia de funcionamento. Muitas vezes o barato pode sair caro.

A Vaportec possui uma equipe de especialistas em engenharia de aplicação para ajudar, tanto na escolha de peças e equipamento quanto na instalação em sistemas hidráulicos. Entre em contato por meio do número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.