sistema-hidraulico-automatizado

Como ter um sistema hidráulico automatizado?

A água é um dos fluídos mais versáteis existentes e, por isso, é comumente aplicada em processos industriais. Pode ser usada tanto para controle quanto para geração e transmissão de energia. Como resultado, apresenta alta precisão e força, além de controle referente à velocidade e ao sentido de deslocamento. Dessa forma, manter um sistema hidráulico automatizado na indústria é sinônimo de eficiência e polivalência.

Embora podendo ser usados para diversos fins, quando aplicados em processos industriais, os sistemas hidráulicos se destacam em diversos segmentos. Alguns exemplos são em máquinas de processamento de plástico, na fabricação de aço e aplicações de extração de metal primário, nas indústrias de máquinas-ferramenta. Além disso, um sistema hidráulico automatizado também é imprescindível na produção de papel e em máquinas têxteis.

Principais equipamentos de sistema hidráulico automatizado

Agora que você entende a importância desse tipo de sistema na área industrial, você sabe como aplica-lo em seu segmento? Ou quais os equipamentos fundamentais? Confira algumas peças que farão a diferença no resultado de seus processos.

  • Válvulas motorizadas

As válvulas motorizadas, também conhecidas como válvulas de zona, permitem a intercepção automática dos circuitos hidráulicos nas instalações de climatização. Elas são compostas por uma válvula esfera controlada por um atuador, dessa forma, tornam-se extremamente versáteis. Isso permite a sua utilização em instalações de aquecimento e de arrefecimento.

  • Válvula misturadora eletrônica

A misturadora eletrônica é utilizada nas instalações centralizadas para a produção e distribuição de água quente. Dessa maneira, sua função é garantir e manter estável a temperatura da água quente sanitária, mesmo quando as condições sejam variáveis.

  • Válvula solenoide de média vazão

Esta válvula é especialmente indicada para aplicações de OEM que exigem uma solução robusta de vazões moderadas. Essa é uma linha de válvulas solenoides de 2/2 vias diretamente servo-operada com conexões de 1/4” a 1”.

  • Pressostato KPI

Os pressostatos KPI são usados para controle, monitoramento e sistemas de alarme em aplicações industriais. Essa série é adequada para instalação em conexão com meio líquido e gasoso. Essa peça é equipada com contato elétrico de polo simples (SPDT).

A Vaportec possui uma equipe de especialistas em engenharia de aplicação para ajudar, tanto na escolha de peças e equipamento quanto na instalação em sistemas hidraúlicos. Entre em contato por meio do número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.