automacao-em-redes-de-amonia

Automação em redes de amônia

De modo geral, o conceito de refrigeração industrial é muito simples. Ela é o processo que envolve a redução da temperatura de elementos. Consiste em um fluido, geralmente água ou ar, refrigerado por evaporação de outro fluido, denominado refrigerante. Entre os fluídos mais populares na refrigeração industrial, destaca-se a amônia.  A automação em redes de amônia busca simplificar esse procedimento, ofertando um resultado mais eficiente e econômico.

Para uma rede de amônia ser de fato automatizada alguns equipamentos são de uso essencial. Válvulas solenoides e chaves de nível são um exemplo. Por meio delas é possível controlar as passagens de fluído e nivelá-los. Separamos alguns itens que irão fazer a diferença em sua planta de refrigeração.

AKS 4100

O Sensor de nível líquido AKS 4100 é projetado especificamente para medir os níveis de líquido em diversas aplicações de refrigeração. Ele pode ser utilizado para medir o nível de líquido de em tanques, acumuladores, tubos verticais, etc.

Válvula Solenoide EVRA

A válvula solenoide EVRA da Danfoss é uma válvula servo-acionada ou de operação direta para linhas de líquido, sucção e gás quente com amônia ou refrigerantes fluorados. Elas podem ser fornecidas completas ou como um programa de peças, o que permite a troca de reparos.

AKS 38

A AKS 38 pode controlar o nível do líquido em vasos e acumuladores. Além disso, também, pode ser usada como alarme de nível baixo/alto. Dessa forma, quando o valor definido é atingido, um micro interruptor (SPDT) eletromagnético é ativado.

Válvula Solenoide 2 estágios ICLX

Elas são usadas em linhas de sucção para abertura contra uma alta pressão diferencial. Um exemplo é após o descongelamento a gás quente em grandes sistemas de refrigeração industrial. 

Válvula Motorizada ICM

As válvulas ICM são projetadas para regular um processo de expansão em linhas líquidas com ou sem mudança de fase ou controle de pressão ou temperatura em linhas de sucção secas ou úmidas e em linhas de gás quente.

O uso em conjunto desses equipamentos é o que faz a diferença na automação em redes de amônia. Em sistemas na linha de líquido e no reservatório, por exemplo, pode ser feito um sistema com um AKS 38 mais uma válvula solenoide EVRA para abertura e fechamento da linha. Dessa forma, alimentando o sistema de maneira automática, mas on/off. Por outro lado, também pode ser usado o transmissor AKS 4100 mais uma válvula motorizada ICM. Assim, o sistema funciona de forma proporcional, sem gerar golpes e perda energética.

A Vaportec é distribuidora autorizada Danfoss e possui uma linha completa para refrigeração industrial. Entre em contato através do e-mail felipe@vaportec.com.br ou pelo número (54) 3028-8746.


Você gosta do nosso blog? Então deixe sua sugestão sobre conteúdos que você gostaria de ler aqui: https://forms.gle/sYkCSNRQzE7mXd1W7.