Por que usar um purgador mecânico?

O purgador mecânico é um purgador para vapor que operam sob o princípio de gravidade específica. Ou seja, especificamente a diferença nas gravidades específicas da água ou vapor. Nesses tipos de equipamento, o orifício abre e fecha devido ao movimento da boia que flutua de acordo com o fluxo do condensado. Eles são fundamentais em diversos setores industriais. Os purgadores mecânicos são utilizados quando se faz necessário o uso de vapor em processos, mas sem a presença do condensado. Nesses casos, sua principal função é o aquecimento.

Purgadores mecânicos são capazes de operar com resposta precisa de acordo com o fluxo de condensado sem o comprometimento de seu desempenho pela maioria dos fatores externos. Dessa forma, ele não é comprometido, mesmo com a presença de vento, chuva ou mesmo isolamento.

Purgador mecânico de boia

Nos purgadores tipo boia, a posição da boia é diretamente afetada pelo nível do condensado no purgador. Essa ferramenta é capaz de descarregar continuamente o condensado em equipamentos que utilizam vapor, como tanques, serpentinas, trocadores de calor, digestores, secadores, cilindros, etc. Por isso, é primeira opção lembrada para remoção de condensado.

Uma de suas vantagens é o seu bom desempenho tanto em baixas como em altas temperaturas. Os modelos com elemento bi metálico de Ar (EAR) possuem boa capacidade de descarga de ar, respondem imediatamente a variações de pressão ou vazão.

Devido a tudo isso, é essencial que sejam realizadas as manutenções preventiva e, quando necessário, corretivas, regularmente. Confira o tutorial exclusivo para auxiliar nessa tarefa.

Além disso, para que ele exerça de modo correto as atividades mencionadas, ele precisa estar em pleno funcionamento. Por isso, testar o equipamento é fundamental. Confira aqui um tutorial de como efetuar corretamente o teste de funcionamento.

A Vaportec possui o modelo ideal de purgador para seu processo. Entre em contato através de nosso e-mail felipe@vaportec.com.br ou pelo telefone (54) 3028-8746.


Você gosta do nosso blog? Então deixe sua sugestão sobre conteúdos que você gostaria de ler aqui: https://forms.gle/sYkCSNRQzE7mXd1W7.