Bioprocessos em aplicações industriais

Os bioprocessos são métodos cada vez mais comuns. Eles consistem em aplicações industriais de reações ou vias biológicas, mediadas por células vivas inteiras de animais, plantas, microrganismos ou enzimas.  Dessa forma, sobre condições controladas para biotransformação se transforma em matérias primas de produtos. Esses processos compreendem em diversas operações, como tratamento da matéria prima e preparo dos meios de propagação e produção. Além disso, o bioprocesso também é utilizado para esterilização e transformação do substrato em produto.

Esse método é responsável pela produção de diversos itens como alimentos, bebidas, medicamentos ou compostos industriais. E pode ser utilizado tanto em escala laboratorial, como em escala industrial.

Um bioprocesso envolve várias etapas, todas concentradas em um biorreator. Uma das mais essenciais é a esterilização de equipamentos e substratos. Esse é o procedimento físico ou químico que destrói ou inativa todas as formas de vida presentes em um determinado material. Entretanto, existem, também, bioprocessos nos quais não é necessário a total eliminação, como é o caso dos biotratamentos. Dessa forma, considera-se que uma esterilização foi realizada com sucesso quando garantida a assepsia adequada.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Ar estéril para bioprocessos

A produção de grande quantidade de ar estéril para bioprocessos aeróbicos é comum nos processos industriais. Seu uso é muito indicado para bioprocessos, pois é um método altamente eficiente. Ele é o ar livre de bactérias ou outros micro-organismos vivos. Assim, ele precisa ser livre de micróbios capazes de se reproduzirem. Entretanto, para alcançar a esterilidade do ar é necessário utilizar meios filtrantes com procedimentos de esterilização corretos.

Donaldson, fabricante líder de sistemas de ar e filtração, possui diversos filtros sanitários, que podem ser utilizados para esse fim. Eles fornecem alta capacidade de retenção de sujeira com baixa pressão diferencial e alta taxa de fluxo. O Filtro Ar Estéril Alimentício P-SRF Donaldson é um deles, principalmente atuando em conjunto com seus elementos filtrantes.

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

Essa série está disponível em 6 diferentes tamanhos de carcaças com faixas de fluxo de operação de 7,5 a 360 m3 / h (a 1 bar de abs). Além disso estão equipadas com conexões triclamp e conexão adicional mediante pedido. A superfície é eletropolida para Ra <0,8 μm. Além das carcaças, os Elementos de Filtro P-SRFII também desenvolvem um trabalho essencial para a eficiência do processo.

A Vaportec é distribuidora autorizada Donaldson. Entre em contato através de nosso e-mail felipe@vaportec.com.br ou pelo telefone (54) 3028-8746.


Você gosta do nosso blog? Então deixe sua sugestão sobre conteúdos que você gostaria de ler aqui: https://forms.gle/sYkCSNRQzE7mXd1W7.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre a produção de ar estéril
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog