Novas tecnologias industriais no mercado

Investir em novas tecnologias industriais é essencial para quem quer se manter no mercado e, principalmente, fazer a diferença. A Indústria 4.0 já é uma realidade. Além disso, e é ela a responsável pela maioria das inovações vistas atualmente.

Ao optar pelas novas tecnologias industriais, vários benefícios serão trazidos para sua empresa. Por isso, destacamos seis deles:

  • melhora na produtividade por meio de automação;
  • maior segurança;
  • redução da margem de erros;
  • entregas ainda mais personalizadas ao consumidor;
  • aumento da vantagem competitiva;
  • redução dos custos.

Principais novas tecnologias industriais

Listamos algumas das principais tecnologias características Indústria 4.0 e que vão fazer a diferença pelo seu negócio.

Inteligência artificial

A inteligência artificial possibilita que máquinas aprendam com experiências, se ajustem a novas entradas de dados e performem tarefas como seres humanos. Dessa forma, os computadores podem ser treinados para cumprir tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados.

Internet das Coisas (IoT)

A quantidade de sensores no mundo hoje já é gigantesca. Eles estão em celulares, automóveis, TVs, eletrodomésticos e etc. Essa é a internet das coisas. No contexto de Indústria 4.0, todas as coisas são inteligentes e estão conectadas à internet, auxiliando, inclusive, em tomadas de decisão em tempo real, por meio de data analytics.

Big Data e Data Analytics

Data Analytics e Big Data são a capacidade de coletar, organizar e analisar enormes quantidades de dados. Esses dados são extraídos de diversas fontes. A aplicação de Big Data e Data Analytics otimiza a qualidade da produção, economiza energia e melhora o desempenho dos equipamentos.

Simulação

Simular virtualmente produtos e materiais já é uma realidade. Na Indústria 4.0, o ambiente virtual envolve máquinas, produtos, processos e pessoas e faz uso de dados do mundo físico.

Realidade Aumentada

Ao permitir interações entre o mundo real e o virtual, esta tecnologia é de grande utilidade para aplicações na medicina e educação, assim como no treinamento profissional de colaboradores.