ICF EVRAT Danfoss: válvula solenoide para amônia

Praticidade é um conceito cada dia mais presente na indústria. Assim como em qualquer outro aspecto, manter os processos práticos e funcionais é essencial no setor industrial, o que não exclui empresas do ramo alimentício, como frigoríficos e laticínios. Entretanto, para esse ramo – que tem a refrigeração como um dos pilares – a Danfoss criou uma solução ideal. Dessa maneira, com base em tecnologia avançada, a válvula retrofit ICF EVRAT incorpora três funções em apenas uma carcaça. Sendo assim, ela pode substituir a FA + EVRAT, sendo acoplada diretamente e utilizadas como uma solução drop-in.

Os dois módulos de função – a válvula solenoide e o abridor manual – são idênticos aos módulos de função no conceito de estação da válvula ICF 20, por isso facilita a logística e serviço. A válvula solenoide é extremante funcional. Desse modo, atua em linhas de líquido, sucção e gás quente com amônia e refrigerantes fluorados. Além disso, é uma válvula servo operada e assistida.

A ICF EVRAT é fornecida como um conjunto completo. Portanto, para garantir a segurança, é testada em alta pressão e as respectivas funções são testadas sob condições controladas em fábrica.

Características ICF EVRAT

Entre suas principais características se destaca a versatilidade para o uso em diversos fluidos, como HCFC, HFC não inflamável e amônia. Além disso é projetada para uma pressão de trabalho de até 42 bar, com sua carcaça em aço de temperatura baixa.

A válvula solenoide ICFE 20 é projetada para abrir e permanecer aberta a uma queda de pressão de 0 bar, assim, adequada para linhas com baixa queda de pressão. Sua faixa de temperatura varia de -40/ +105 °C.

Seus principais componentes são a carcaça, o filtro ICFF 15, o módulo de válvula solenoide ICFE 20/ICFE 20H e o módulo de abertura manual ICFO 20.

Confira no quadro abaixo qual modelo é ideal para seu processo.

Tipo Solenoide Valor Kv

[m³/h]

Valor Cv
[US gal/min]
Código
ICF 15 EVRAT ICFE 20 2.4 2.8 027L4517
ICF 20 EVRAT ICFE 20 3.0 3.5 027L4518
ICF 20 EVRAT ICFE 20H 3.7 4.3 027L4519