Injeção de vapor direto na produção de queijo

Você com certeza já se perguntou o que significa a expressão “leite UHT”. Esta sigla de três letras representa o método de pasteurização UHT ou, também conhecida como, ultrapasteurização. Utilizada na produção de leite, também está presente na fabricação de queijos e derivados. Inclusive, o método UHT é uma das exigências legais da Vigilância Sanitária. Ele consiste no aquecimento do leite em temperatura elevada (130° a 150°) durante cerca de 2 a 4 segundos. Logo em seguida, o produto é imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32°C e envasado. Uma das formas de realizar esse processo é por meio da injeção de vapor direto.

Ao utilizar a injeção de vapor direto, o fluido é inserido rapidamente no produto e o aquece até a temperatura UHT. Em seguida ocorre a condensação e, por fim, a temperatura de equilíbrio. Essa combinação de etapas garante que os microrganismos sejam exterminados e que o ocorra o mínimo possível de alteração no produto. Além disso, a incrustação baixíssima assegura uma limpeza qualificada e diminui os custos com esse item.

Segundo Silveira e Abreu (2003), esse tratamento térmico, por meio de bicos com difusor e abafador em aço inoxidável é muito importante para a fabricação de queijos, pois acentua as características sensoriais de cada tipo de queijo. Sobretudo, quando usado vapor purgador e duplamente filtrado.

Donaldson e equipamentos para injeção de vapor direto

Entretanto, para que haja eficiência em todos esses métodos, é essencial o uso de equipamentos de qualidade e certificados. A Donaldson, possui diversos filtros culinários, utilizado para filtração de vapor e que se encaixam nos padrões desses processos. Entre eles, destaca-se o CSF16 P-GS. Utilizado tanto para gás e líquidos, como para vapor, ele possui excelente material e disponibilidade em 13 tamanhos e classificações de três mícrons.

Ele pode ser regenerado por descarga de volta ou limpeza ultra-sônica, aumentando a vida útil do filtro e mantendo os custos operacionais reduzidos. Além disso, tem opções de conexão para atender praticamente todos os requisitos de purificação. Junto aos filtros, são utilizados os elementos filtrantes CSF16 P-EG, que também possuem toda garantir e qualidade Donaldson.


Você gosta do nosso blog? Então deixe sua sugestão sobre conteúdos que você gostaria de ler aqui: https://forms.gle/sYkCSNRQzE7mXd1W7.