Válvula Redutora de Pressão Auto Operada

O vapor é um dos fluídos mais utilizados na indústria. Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, seu uso se tornou fundamental e, atualmente, ele está presente nas mais diversas operações modernas. Setores como o alimentício, o têxtil, o químico e o farmacêutico dependem amplamente desse fluido. Por isso, a tecnologia acerca do vapor também é parte fundamental para o funcionamento industrial e da sociedade no geral.

Entre os equipamentos indispensáveis para o bom funcionamento de uma planta de vapor, a válvula redutora de pressão é um deles. Ela é utilizada com intuito de controlar a temperatura do processo e aumentar a qualidade do vapor. Dessa forma, a segurança operacional dos equipamentos é assegurada.

Essa peça oferece uma alta precisão na pressão de saída do vapor. Consequentemente, garante uma temperatura constante. Além disso, a válvula redutora de pressão possui fácil manutenção e uma longa vida útil.

Outro benefício da presença dessa válvula nos sistemas de vapor é a economia. Em tempos contingenciamento de gastos, a busca por redução de custos, sem perder a produtividade, é um diferencial para as empresas.

Características da Válvula Redutora de Pressão

Essa válvula auto operada possui uma série de pilotos capazes de controlar uma ou mais variáveis do processo. Ela utiliza o próprio fluido que está passando por ela para controlar a abertura e o fechamento, de acordo com as oscilações das variáveis do sistema. Se um determinado processo opera com pressões diferentes, a redução de pressão poderá ser feita através de dois pilotos, por exemplo. Cada qual previamente regulado para uma das situações.

A válvula redutora de pressão não necessita de fonte externa para sua alimentação e, também, não exige controle eletrônico. Devido a isso, possui ampla faixa de pressão de funcionamento e ajuste.

Uma estação redutora de pressão normalmente é composta pelos seguintes itens:

válvulas de bloqueio;

filtros Y;

separador de umidade;

purgador termodinâmico;

tubo sifão + manômetro.