Purgador mecânico de boia: manutenção preventiva e corretiva

O purgador mecânico de boia para vapor é fundamental em diversos setores industriais. Ele é utilizado quando se faz necessário o uso de vapor em processos, mas sem a presença do condensado. A principal função do vapor nesses casos é o de aquecimento. Dessa forma, o purgador facilita essa tarefa.

Essa ferramenta é capaz de descarregar continuamente o condensado em equipamentos que utilizam vapor, como tanques, serpentinas, trocadores de calor, digestores, secadores, cilindros, etc. Por isso, é primeira opção lembrada para remoção de condensado

Uma de suas vantagens é o seu bom desempenho tanto em baixas como em altas temperaturas. Os modelos com elemento bi metálico de Ar (EAR) possuem boa capacidade de descarga de ar, respondem imediatamente a variações de pressão ou vazão. Dessa forma, se torna a melhor escolha para drenagens de equipamentos com controle automático de temperatura.

Devido a tudo isso, é essencial que sejam realizadas as manutenções preventiva e, quando necessário, corretivas, regularmente.

Passo 1: Retirar os parafusos de fixação da tampa.

Passo 2: Abrir o purgador.

Passo 3: Limpar e verificar o estado das superfícies de vedação entre esfera e sede e o livre funcionamento da boia.

Passo 4: Após reparo, montar o purgador na ordem inversa de desmontagem.

Passo 5: Colocar os parafusos.

Passo 6: Apertar os parafusos alternadamente.

E, caso você esteja tendo algum problema relacionado a purgadores, entre em contato conosco pelo número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.