Elementos filtrantes: praticidade e garantia

Manter os equipamentos usados – assim como o produto final – esterilizados é uma das principais obrigações da indústria alimentícia. Dessa forma, métodos de esterilização são rotineiramente aplicados em frigoríficos, laticínios e etc, diminuindo o risco de contaminação. Portanto, o uso de filtros e elementos filtrantes em autoclaves é, praticamente, essencial. Esse conjunto tem como principal objetivo “limpar” o vapor utilizado nos processos.

A Donaldson, por ser a fabricante líder no mercado mundial de sistemas de ar e filtração, possui diversos equipamentos utilizado para filtração de vapor, ar e líquido. Eles fornecem alta capacidade de retenção de sujeira com baixa pressão diferencial e alta taxa de fluxo. Também podem ser regenerados por descarga de volta ou limpeza ultra-sônica, aumentando a vida útil e mantendo os custos operacionais reduzidos.

Para que os resultados sejam confiáveis e eficientes, alguns aspectos são fundamentais. Entre eles, destaca-se a troca periódica dos elementos filtrantes. Os elementos, independentemente do fabricante, são intercambiáveis entre si. Ou seja, eles permitem que as mais diversas marcas podem ser utilizadas na mesma carcaça de filtro, seja ela de qual fabricante for. Isso garante um processo facilitado.

Elementos filtrantes Donaldson

Mesmo com a intercambialidade dos elementos, é necessário estar atendo à qualidade e ao serviço prestado por eles. Atualmente, algumas das principais fabricantes de filtros são a Parker Dominick Hunter, a 3m, a Atlas Copco e a Pall. Entretanto, a Donaldson se destaca ainda mais.

Os filtros da marca possuem maior área de filtragem do que os concorrentes, chegando a ser 30% maior. Dessa forma, a vida útil do elemento e a garantia de vazão são superiores. Isso resulta em velocidade e economia ao processo.

O Donaldson PP-FC é um exemplo. Produzido com um núcleo de suporte integral para alto volume de vazio, possui uma estrutura que permanece integral mesmo em condições de operação severas. Além disso, é menos propenso à migração no material.

A membrana Lifetec® também é outro diferencial que a Donalson apresenta. A principal diferença com outros filtros é em relação à sua capa PP muito mais estável. Assim, as seções em forma de diamante otimizam a estabilidade e melhoram as condições de fluxo.

Além dos exemplos citados, a marca possui outros diversos elementos com garantia comprovada. E o melhor: que podem ser utilizados em filtros de outras marcas. A Vaportec é distribuidora autorizada Donaldson e presta um serviço exclusivo de assistência de vendas. Entre em contato por meio do telefone (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br e saiba mais.