Esterilização na área da saúde

O cuidado com os pacientes em clínicas e hospitais é muito importante, mas, além dele, o cuidado com o local e os instrumentos cirúrgicos é essencial. Um ambiente limpo e esterilizado garante mais saúde e bem-estar aos pacientes e aos profissionais. Portanto, processos de esterilização na área da saúde são essenciais.

Para garantir uma esterilização completa e sem riscos, as autoclaves são muito utilizadas. Estando em perfeito estado de manutenção, elas garantem uma maior eficiência estéril. Além disso, são elas os principais alvos da vigilância sanitária.

Filtros sanitários na esterilização na área saúde

Um dos principais agentes para garantir uma esterilização eficiente é o vapor. Ele, em contato, com uma superfície mais fria, umedece, libera calor, penetra nos materiais porosos e possibilita a coagulação das proteínas dos micro-organismos. Dessa forma, o ciclo completo compreende remoção do ar, admissão do vapor e secagem dos artigos.

Levando isso tudo em conta, nota-se a importância de um bom vapor utilizado nas autoclaves. Os filtros sanitários da Donaldson foram desenvolvidos para esse fim. Eles são altamente eficientes para a remoção de partículas contaminadas de gás, vapor e ar comprimido. Dessa forma, eles garantem segurança e qualidade durante todo o processo. Esse tipo de equipamento é composto por 3 peças principais: a base, o copo e o elemento substituível. Ele tem como principal objetivo “limpar” o vapor utilizado nos processos.

Para garantir resultados ainda melhores, é necessário um programa de monitoramento para controle de qualidade da esterilização. Ele deve avaliar todas as fases do processo, a fim de detectar possíveis falhas.

Outros equipamentos utilizados na esterilização

Além dos filtros sanitários, outros equipamentos são fundamentais para uma boa planta de esterilização na área da saúde. Entre eles:

  • transmissor de pressão: para uso em quase todas as aplicações industriais, ele oferece medição de pressão confiável mesmo em condições ambientais severas. O Transmissor de Pressão MBS 4500 possui alta precisão, além de possuir excelente estabilidade de vibração, construção robusta e alto grau de proteção.
  • válvula redutora de pressão: projetadas para a redução de pressão em vapor, ar comprimidos, líquidos e outros gases, elas garantem controle preciso da pressão sob condições estáveis de vazão a um baixo custo quando comparadas a válvulas operadas por pilotos, pistões ou diafragmas.
  • purgadores: tanto os de boia quando os termodinâmicos removem o condensado de linhas gerais de distribuição de vapor, além de trabalharem muito bem em baixas e altas temperaturas.
  • válvula solenoide de vapor: responsável por controlar a passagem de vapor. A EV210B da Danfoss é uma linha de válvula realmente robusta com alto desempenho. Portanto, ela pode ser utilizada em todos os tipos e condições severas de trabalho.

Caso você ainda tenha alguma dúvida relacionada a isso, entre em contato conosco pelo número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.