refrigeracao-industrial

Refrigeração industrial: conceitos básicos

No setor industrial, comercial ou de armazenamento, o frio é essencial para a conservação e para os testes de produtos. Além disso, a refrigeração industrial é importantíssima em processos de fabricação do setor alimentício (carnes, congelados, bebidas, etc). Ela nada mais é que um processo de transformação de um determinado fluido refrigerante, com o propósito de realizar a troca térmica, absorvendo o calor cedido por um produto e/ou ambiente, assim, trocando de fase.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Etapas de um processo de refrigeração industrial

Compressão: a primeira etapa é a compressão do gás refrigerante, por meio do uso de um compressor para refrigeração industrial.

Condensação: a segunda etapa do processo é a condensação do gás comprimido, ou seja, a transformação do gás em líquido refrigerante.

Evaporação:  em seguida, há a evaporação do gás por meio da restrição de passagem e regulagem de pressão. Dessa forma, é possível regular a temperatura de evaporação, definindo também a temperatura do processo.

Sucção e separação: o próximo estágio é a sucção de gás para recompressão e reinício do processo de refrigeração. Por isso, o gás passa antes por um separador de líquido/gás onde somente ele não é transformado em líquido. E, assim, ele retorna para o processo inicial de refrigeração.

Noções básicas de refrigeração industrial

Aprenda ou relembre alguns conceitos básicos referente à refrigeração industrial nesta série de vídeos sobre o tema em nosso canal do Youtube.

Como escolher seu fornecedor?

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

A questão é simples: opções de fornecedores existem, mas será que escolhemos os melhores disponíveis no mercado?

É quase impossível acertar na primeira escolha, por isso mesmo, a busca tem que ser contínua. Portanto, a grande dica é fazer avaliação dos fornecedores constantemente.

Nós escolhemos criteriosamente os produtos que trabalhamos porque acreditamos que as empresas líderes em seus segmentos não chegaram a esse patamar facilmente. Isso porque foi exigido muito conhecimento técnico fazendo com que todos os sistemas evoluíssem.

Na indústria alimentícia, seja no processamento ou na armazenagem, as aplicações precisam ser rigorosamente pensadas e monitoradas. Portanto, é preciso escolher um fornecedor que possa entender as necessidades para depois oferecer a solução.

A Danfoss é líder na fabricação de componentes para refrigeração industrial e está presente em mais de 100 países. Dessa forma, são mais de 70 anos de história, criando e melhorando, em laboratórios e centros de pesquisa, linhas de produtos flexíveis e econômicos para o correto trabalho com a amônia e outros tipos de refrigerantes. Ela consegue oferecer desde blocos de válvulas compactos (plataforma Flexline), que reduzem o risco de vazamento da amônia em até 80% até acessórios como flanges e peças de reposição.

Portanto, antes de decidir pelo fornecedor, procure medir o real interesse que ele tem em resolver seu problema. A cada contato, deixe transparecer que para um relacionamento de longo prazo, é preciso existir confiança, sobretudo, baseada em números de eficiência.

Linha Danfoss para refrigeração industrial

No caso da Danfoss, a linha de refrigeração industrial é extensa:

Distribuidor Danfoss

Como distribuidores Danfoss, procuramos manter o mais alto grau de atendimento aos nossos clientes. Por isso, entender cada projeto para oferecer uma solução personalizada de refrigeração para as indústrias é a garantia de nossa transparência.

Além disso, seguindo nossa série sobre conceitos e equipamentos industriais no Youtube, você pode conferir uma aula completa sobre refrigeração na indústria. Aqui você vai aprender os principais equipamentos, aplicações mais utilizadas e muito mais. Aproveite!

Não deixe de se inscrever em nosso canal e ficar por dentro de nosso conteúdo sobre a rotina industrial. E caso você esteja tendo algum problema relacionado à refrigeração industrial, entre em contato conosco pelo número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Refrigeração Industrial: Câmara Fria.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog