Sistema SIP: o que é?

O vapor é o estado da água que se encontra no ponto de ebulição a uma pressão e temperatura. Nesse ponto, qualquer perda de calor causará condensação. E, por que usá-lo na indústria? Utilizado em processos como a esterilização por filtração, o seu uso oferece diversas vantagens. Além de eficiente e econômico, ele mata as bactérias e pode ser utilizado no sistema SIP.

O Steam in Place (SIP), segundo a norma ASME BPE-2012, também é conhecido como Sterilization in Place. Ele se caracteriza pela utilização do vapor para sanitizar ou esterilizar uma peça ou equipamento sem a utilização de autoclave. Além disso, para ser considerado um sistema SIP é necessário que não haja desmonte de nenhuma peça ou componente.

Uma instalação sanitizada é aquela em que o produto produzido não afeta a saúde humana nem animal. Sendo assim, ela pode abrigar micro-organismos em níveis aceitáveis e pré-definidos. Já uma instalação estéril é aquela na qual é eliminada toda forma de vida por meio de um tratamento apropriado.

Embora o uso de vapor seja o mais comum, as condições de sanitização ou esterilização de um local também podem ser alcançados com outros métodos, como:

  • agentes químicos, tais como Cloro, Ácido Peracético, Peróxido de Hidrogênio;.
  • termicamente, utilizando água farmacêutica superaquecida;
  • Ozônio;
  • raios ultravioletas.

Utilização do sistema SIP

O maior cuidado que se deve observar em uma instalação que será submetida a SIP é o risco da existência de “pontos frios”, ou seja, com temperaturas abaixo das especificadas. Isso pode ocorrer devido ao tempo insuficiente de permanência/circulação do vapor no sistema, pela ineficiência na eliminação do condensado ou pela formação de bolhas de gases que impedem a ação da temperatura agindo como isolantes.

Utilizar bons equipamentos também é essencial para um processo SIP bem-feito. Por isso, a Donaldson, fabricante líder no mercado mundial de sistemas de ar e filtração, possui o Filtro Culinário Vapor Donaldson P-GS. Ele é utilizado para filtração de vapor, ar e líquido e fornece alta capacidade de retenção de sujeira com baixa pressão diferencial e alta taxa de fluxo. Além disso, também pode ser regenerado por descarga de volta ou limpeza ultra-sônica. Dessa forma, aumenta a vida útil e mantém os custos operacionais reduzidos.

Você pode adquirir os filtros Donaldson de vapor e processo com a Vaportec. Todos eles estão de acordo com a normativa da ANVISA e são enviados junto com todos os laudos de conformidade e aprovação.