Como se adequar à NR 36 com a ajuda da Vaportec

As inspeções do Ministério do Trabalho acontecem regularmente e podem, muitas vezes, nos pegar de surpresa. Foi o que aconteceu com uma empresa de embutidos, em Encantado – RS, em dezembro de 2017. Ela recebeu em sua planta de refrigeração por amônia a visita dos técnicos do trabalho e precisou da ajuda da Vaportec para se adequar ao solicitado.

Embora não oferecesse grandes riscos aos seus funcionários, alguns ajustes precisavam ser realizados. Em especial na sala de máquinas e nos reservatórios. Essas adequações necessitavam serem feitas rapidamente, pois não estavam de acordo com a NR 36 e com a segurança operacional. Inclusive, a NR 36 é a norma que regula o setor de frigoríficos. Mas então, o que fazer? A fábrica corria o risco de parar seu funcionamento caso não se adequasse. Isso comprometeria toda a operação, justamente em um mês importante para esse setor. Entretanto, eles não possuíam as peças necessárias e nem como realizar a especificação de modo correto. Porém, a Vaportec tinha uma solução.

Solucionando o problema

O setor de compras da empresa entrou em contato conosco e nos explicou a situação. Prontamente nos disponibilizamos a ajudá-los a resolvê-la. O cliente precisou fazer um pedido de diversas válvulas de segurança (SFA), válvulas de dreno (QDV) e válvulas manifold para válvula de segurança (DSV) para adequação em grande escala da planta. Exatamente por possuirmos um estoque preparado, conseguimos atender o cliente com todos os produtos a pronta entrega.

Além disso, prestamos todo o atendimento necessário para especificação e adequação dentro da NR 36 e toda a certificação necessário dos produtos. Conseguimos prestar esse serviço por contarmos com um setor de engenharia que possui conhecimento e capacidade de implementação de todas as normas regulamentadoras em vigor. Resultado: a empresa conseguiu adequar-se rapidamente e, sobretudo, sem prejuízos à sua produção.

Esse case demonstra toda a agilidade e preparo da Vaportec. Inclusive, em promover um atendimento urgente e a pronta-entrega. Sabemos que imprevistos podem acontecer e estamos prontos para ajudar nossos clientes a resolvê-los. E, claro, para diminuir os riscos de alguma eventualidade, mantenha sempre contato constante com o engenheiro responsável pelo setor e havendo qualquer problema entre em contato conosco. 😉