Filtração na indústria alimentícia

A responsabilidade durante o manuseio de alimentos na indústria está fortemente relacionada com diversos outros aspectos. Entre eles, a saúde de quem os consome. Portanto, diminuir o risco de contaminação durante o processo de produção e manipulação dos alimentos é essencial. Justamente por isso, que esse é um dos setores que o trabalho da fiscalização sanitária mais se destaca. Suas normas rígidas buscam diminuir situações que possam representar algum risco para o consumidor.

Um dos processos produtivos responsáveis por manter a qualidade do produto que chega ao cliente final é a filtração. Ela é necessária para a completa remoção ou destruição de todos micro-organismos, como bactérias, fungos, vírus, entre outros. Sua eficácia vai depender do tipo de material utilizado, da extensão, do tipo de contaminação e condições de preparo.

Esterilização por filtração

A esterilização por meio da filtração é um método empregado em soluções termos sensíveis por remoção física dos contaminantes. Segundo a Resolução RDC 17/2010 da ANVISA, não devem ser utilizados filtros que soltem fibras, portanto, a natureza dos materiais geralmente são vidro, metal, polímeros sintetizados e membranas poliméricas. Importante ressaltar que o uso de filtros de amianto é absolutamente proibido. Além disso, o filtro não deve afetar o produto, removendo seus ingredientes ou acrescentando outras substâncias.

Mesmo que a passagem dos micro-organismos seja evitada com o uso de filtros adequados, ainda assim, após a filtração, os produtos devem passar por uma transferência asséptica.

A Donaldson, além de ser a fabricante líder no mercado mundial de sistemas de ar e filtração, possui o Filtro Culinário Vapor Donaldson P-GS, utilizado para filtração de vapor, ar e líquido. Ele fornece alta capacidade de retenção de sujeira com baixa pressão diferencial e alta taxa de fluxo. Também pode ser regenerado por descarga de volta ou limpeza ultra-sônica, aumentando a vida útil e mantendo os custos operacionais reduzidos.

Você pode adquirir os filtros Donaldson de vapor e processo com a Vaportec. Todos eles estão de acordo com a normativa da ANVISA e são enviados junto com todos os laudos de conformidade e aprovação.