O Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Scot Consultoria durante o segundo semestre de 2017, possui um total de 1146 frigoríficos em funcionamento. Juntos, eles produzem mais de 25 milhões de toneladas de carne. Esses números tornam o país o maior exportador de carne bovina e frango do mundo. E, assim como qualquer outra indústria, esse setor também apresenta riscos para os trabalhadores durante a jornada de trabalho. Pensando no bem-estar e saúde dos operários, o Ministério do Trabalho estabeleceu em abril de 2013 a NR 36.
Conhecida como a NR dos Frigoríficos, a Norma Regulamentadora 36 busca trazer segurança, saúde e qualidade de vida aos trabalhadores. Entre os maiores riscos destacam-se o frio, os movimentos repetitivos e o uso de ferramentas cortantes. Além dos físicos, há também os fatores psicológicos que interferem na rotina dos funcionários.
Dessa forma, a NR 36 regulamenta os seguintes aspectos:
- Mobiliário e postos de trabalho;
- Estrados, passarelas e plataformas;
- Manuseio de produtos;
- Levantamento e transporte de produtos e cargas;
- Recepção e descarga de animais;
- Máquinas;
- Equipamentos e ferramentas;
- Condições ambientais de trabalho;
- Gerenciamento dos riscos;
- Programas de prevenção dos riscos ambientais e de controle médico de saúde ocupacional;
- Organização temporal do trabalho;
- Organização das atividades.
Cuidado com a Amônia na NR 36
E no que se refere a máquinas, equipamentos e ferramentas, o cuidado com a amônia, usada como gás refrigerante, é algo que precisa ser prioridade. Por ser extremamente nocivo para o ser humano, os equipamentos que utilizam o gás precisam ter cuidado especial no manuseio e manutenção. Por isso, a Danfoss possui diversos equipamentos que permitem o bom funcionamento e segurança das máquinas, como os Plug&Play, fáceis de instalar e monitorar.
A Vaportec é distribuidora autorizada Danfoss e possui toda a tecnologia da marca voltada para a garantia e proteção do seu projeto. Além disso, contamos atualmente com um setor de engenharia que possui conhecimento e capacidade de implementação de todas as normas regulamentadoras em vigor, incluindo a NR 36. Entender cada projeto e principalmente pensar na segurança deles é um elemento essencial e que garante transparência e confiança com os clientes.