esterilizacao-hospitais-autoclave

Os filtros sanitários na esterilização em autoclaves de hospitais

Sabemos que em ambientes fechados podem ser até 10 vezes mais poluídos que o ar externo. E que 75% deles têm problemas sérios com vírus, bactérias, germes, ácaros, fungos, mofos, odores, particulados e bio aerossóis.

Por isso, é muito importante a qualidade da esterilização de materiais nos hospitais. Especialmente em ambientes cirúrgicos. Autoclaves em perfeito estado de manutenção, que devem garantir a eficiência no processo de esterilização, são os principais alvos da fiscalização sanitária.

As vigilâncias sanitárias de todo o país fazem inspeções nos hospitais e visam assegurar que os ambientes, equipamentos e instrumentos estão dentro do padrão sanitário exigido. Busca-se assim diminuir negligências e situações de insegurança.

Afinal, o que está em jogo, é a saúde de todos, profissionais e pacientes.

O que a vigilância sanitária procura em hospitais?

A atividade de inspeção deve ser feita por profissionais capacitados e devidamente credenciados para tal. E seu objetivo é avaliar os serviços e as condições ambientais de trabalho. Isso significa que os inspetores expressam um julgamento de valor a respeito da situação encontrada. E sim, baseando-se nos padrões técnicos da Legislação Sanitária. O resultado da inspeção pode gerar medidas de orientação ou punição.

As centrais de materiais hospitalares, entre tantas outras normas, devem seguir a que orienta o processo de esterilização por autoclaves, a NBR 11.816/2003: Esterilização – Esterilizadores a vapor com vácuo.

A importância da autoclave na esterilização

Considerado equipamento essencial numa central de materiais cirúrgicos em hospitais, a autoclave de esterilização é responsável pela total eliminação de microrganismos vivos, esporos e vírus. Assim, evita a transmissão de doenças e infecções aos pacientes dentro das instituições.

Os principais fatores da esterilização se dão através da combinação de três variáveis críticas: tempo, temperatura e presença de vapor saturado seco.

Entenda melhor o processo: o efeito letal na autoclave decorre da ação conjugada da temperatura e umidade. O vapor, em contato com uma superfície mais fria, umedece, libera calor. Assim, penetra nos materiais porosos e possibilita a coagulação das proteínas dos microrganismos.

O ciclo de esterilização compreende a remoção do ar, admissão do vapor, exaustão do vapor e secagem dos artigos. Sendo assim, é extremamente necessário que o vapor usado nas autoclaves seja de alta qualidade.

A qualidade do vapor e os filtros sanitários

O vapor, meio de transporte de calor e umidade no processo de esterilização, deve ter as características necessárias para assegurar o melhor desempenho do processo. Assim, devem ser evitados:

  • pacotes molhados, por vapor de baixa qualidade que impede o processo de esterilização;
  • longo tempo de exposição dos instrumentos à alta temperatura do vapor, ocasionando diminuição de sua vida útil;
  • esterilização incompleta: quando é utilizado vapor com baixíssimo percentual de umidade;
  • formação de pontos de oxidação por impurezas presentes no vapor, que geram alto custo de afiação e reposição de instrumentos danificados por oxidação.

Podemos constatar que para uma efetiva esterilização em autoclaves são primordiais os cuidados no projeto, na especificação e na instalação do sistema de vapor.

E este último, seja proveniente de uma caldeira ou de um gerador de vapor dedicado, deve utilizar somente filtros sanitários de qualidade. Como os da marca Donaldson, por exemplo.

Os filtros sanitários foram desenvolvidos para garantir segurança ao processo de esterilização.

Concluindo

Podemos concluir que uma das necessidades básicas para um sistema de vapor limpo, com relação ao meio de geração utilizado, pode ser resumida assim: é essencial a distribuição do vapor até o ponto de utilização, com a qualidade e pureza exigida pelo processo.

A esterilização em hospitais está além do que somente um processo exigido pelas Vigilâncias Sanitárias. É uma questão de saúde e responsabilidade de quem trata desse processo. Pois uma esterilização eficaz pode salvar vidas.

Enfim, a alta qualidade do vapor nas autoclaves depende dos filtros sanitários utilizados. Menos riscos, maior segurança.

Equipe Vaportec