funcionamento-valvulas-industriais

Atenção com o funcionamento das válvulas industriais

Seguramente, as válvulas industriais têm papel fundamental no processo fabril. E representam componentes que precisam de manutenção constante ou substituição.

Como sabemos, as válvulas são mecanismos de controle de vapor, ar comprimido, óleo, gases e/ou líquidos. Sua função e a regulação dos sistemas de distribuição nas mais variadas aplicações industriais.

Existem vários tipos de válvulas industriais para cada situação. A escolha da certa depende da análise de vários fatores do processo, bem como da função desejada.

E para que a válvula tenha máximo desempenho, é importante realizar exames frequentes de performance. Se há problemas com as válvulas industriais e não ocorrer a rápida reposição, isso pode gerar grandes problemas na produção. Como a parada de máquinas.

É com a manutenção e instalação de válvulas industriais que se preserva equipamentos. Como bombas, caldeiras, motores e tubulações.

Cuidados com as válvulas industriais no estoque

Quando se adquire qualquer modelo de válvula, o ideal é que seja instalada no local adequado sem demora. Mas caso a compra da válvula tenha sido feita para repor estoque, ou seja, não será utilizada imediatamente, são necessários alguns cuidados com a sua armazenagem.

Preferencialmente, é melhor que a válvula seja mantida na embalagem, lacrada e em local seco, protegida da luz, do vento e de chuva. Caso a válvula que estiver fora da embalagem seja guardada em local de exposição, a corrosão e o desgaste podem afetar a peça antes mesmo de ela ser utilizada.

Outra dica é, por exemplo, cobrir as portas de ambos os lados das válvulas de esfera e armazená-las na posição aberta. A situação é idêntica com válvulas de globo e válvulas de retenção. Mas elas devem ser armazenadas em posição fechada.

Instalando as válvulas

Durante a instalação de uma válvula em qualquer tipo de equipamento ou de tubulação, é importante verificar se a máquina está desligada e sem passagem de força ou energia. Esta precaução não garante somente a segurança do aparelho, mas principalmente do operador e do responsável pela manutenção.

Quando a válvula é colocada em funcionamento, é importante seguir as instruções de uso. Mesmo para profissionais de manutenção que já estão acostumados a lidar com todos os tipos de válvulas industriais, como as válvulas solenoides, pneumáticas, válvulas de retenção e de controle, entre outras, algumas podem apresentar algumas características específicas de acordo com seu modelo e fabricante.

Após a instalação ou manutenção das válvulas, é essencial testar o acionamento para saber se o fechamento e abertura estão ocorrendo de forma correta. Os testes de vedação precisam ser conclusivos. Do contrário, isso pode significar que o dispositivo não é capaz de cumprir com as especificações necessárias. E colocar os funcionários e equipamentos em risco.

 

Fique atento, pois esse tipo de problema pode e deve ser evitado. Tanto para preservar a segurança de todos, quanto para evitar prejuízos às indústrias.

Equipe Vaportec