funcao-purgadores-sistema-de-vapor

A importância dos purgadores nos sistemas de vapor

Purgadores em sistemas de vapor: nosso assunto da aula de hoje.
Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Um sistema de vapor é um conjunto de componentes que proporcionam que o vapor vá de uma caldeira até a ponta e volte. Por isso, o projeto e a instalação do sistema impactam tanto na eficiência de como o vapor é transferido de um ponto para outro, além, é claro, de equipamentos como válvulas e purgadores. Os objetivos desse sistema são a perda mínima de vapor, máxima transferência de calor e a remoção de gases condensados.

Projetos ruins e falhas nos componentes significam que mais vapor é condensado de volta para a água. Gerando, assim, um desperdício caro de energia de calor.

A função do purgador

O purgador é um equipamento mecânico utilizado para purgar determinado fluido de um líquido ou gás que não deveria estar presente naquela tubulação, já que interfere no correto funcionamento do sistema. Ele é uma chave automática que se abre para permitir a saída de gases que condensam e não condensam do sistema, mantendo o vapor puro, dessa maneira, permitindo que ele seja reaproveitado.

É um componente vital do sistema de vapor, pois possibilita a transferência de calor, não permitindo que as impurezas se prendam neste. Eles podem trabalhar na mudança de densidade e temperatura e são necessários para total eficiência da transferência de energia de calor.

Assim, se o purgador falha, cria-se uma contrapressão no sistema de vapor e pode causar falhas no processo ou problemas de qualidade no produto. Se a condensação não for removida do sistema, pode provocar bolhas no cano. E essa pode crescer e fechar o cano completamente, ocasionando, então, martelo de água.

Os purgadores podem ser testados de três formas: visual, por temperatura e por ultrassom, além de quando há vapor passando dentro deles. Por isso, esteja atento à segurança para evitar acidentes e queimaduras.

Um dos maiores vilões da indústria são os purgadores de vapor defeituosos, isso porque jogam fora altas somas em recursos financeiros sem que as empresas tomem consciência disto. Portanto, considere fundamental a manutenção e substituição periódicas desse item tão importante.

Áreas de aplicação

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

Abaixo, veja algumas aplicações comuns e os tipos de purgadores de vapor que são frequentemente usados para cada uma delas.

Linhas de transporte de vapor (linhas principais de vapor):

  • Boia livre para linhas principais.
  • Tipo disco.

Equipamentos de aquecimento de vapor:

  • Boia livre.
  • Termostático.
  • Boia livre de alta capacidade.

Inspeções, proteção anticongelamento, aquecimento do ambiente:

  • Termostático.
  • Boia livre.
  • Purgadores de controle de temperatura, purgadores de radiador.

Tipos de purgadores

Os sistemas de vapor necessitam de purgadores, entretanto, não os únicos. Por isso, listamos modelos de purgadores por aplicações em diferentes sistemas de utilidades industriais.

Purgadores para vapor

  • termodinâmico: para drenagem de condensado (água) em tubulações de vapor.
  • de boia: para drenagem de condensado (água) em equipamentos de vapor.
  • termostático: também conhecido como eliminador de ar para vapor, serve para drenagem de ar de sistemas de vapor.

Purgadores para água

O purgador para água ou eliminador de ar, como também é conhecido, é utilizado para remover o ar presente em tubulações e equipamentos hidráulicos.

Quer saber tudo sobre purgadores? Então, assista o vídeo abaixo e se inscreva em nosso canal para ter acesso a esse e outros conteúdos. Dessa forma, toda semana você vai poder conferir novos vídeos sobre purgadores e diversos outros temas envolvendo manutenção e engenharia na indústria:

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Sistemas de vapor
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog