lã-de-vidro-isover-isolamento-industrial-térmico-e-acústico

Isolamento térmico é investimento

Apesar do enorme potencial de conservação de energia, o isolamento térmico ainda é utilizado de forma inadequada ou insuficiente nas indústrias brasileiras. Isso se deve a baixa prioridade na conservação de energia através dos anos. Mesmo quando algumas indústrias definem a eficiência energética como prioridade, poucas se dão conta de que o isolamento é provavelmente a maneira mais segura e fisicamente comprovada de se conservar energia.

Quando comparada a outras medidas de conservação de energia, o retorno é muito rápido (quase sempre inferior a 6 meses) e os ganhos são significativos em termos de redução do consumo de energia, aumento da eficiência do processo e redução na emissão de gases poluentes.

Exemplo de um caso real.

  • Sem isolamento térmico:
    100 metros de tubulação com diâmetro nominal de 12 polegadas, transportando vapor de água a 300°C dissipam para o ambiente aproximadamente 6,5 bilhões de Kcal/ano. Esta perda é equivalente ao desperdício anual de 817 toneladas de óleo combustível do tipo A (BPF) ou 4476 barris equivalentes de petróleo. Neste cenário, a emissão de CO2 será de 1829 toneladas/ano.

Com isolamento térmico (100 mm de fibra de vidro):
A economia de energia nesse trecho de tubulação será de 97,49 %. O desperdício anual será reduzido para 164 milhões de Kcal. Esta perda é equivalente a 20,5 toneladas de óleo combustível do tipo A (BPF) /ano ou 112 barris equivalentes de petróleo/ano. Neste cenário, a emissão de CO2 será de 46 toneladas/ano.

Quais os benefícios do isolamento térmico e acústico?

  • Conservação de energia, e consequentemente sua redução;
  • Proteção pessoal contra fogo;
  • Atenuação acústica, o que melhora o ambiente de trabalho;
  • Controle da condensação que impede a corrosão de tubulações;
  • Redução na emissão de gases poluentes, já que o isolamento diminui a liberação de CO2.

isolamento-termico-lã-de-vidro-isover

Falta de isolamento acústico pode afetar a produtividade

Um ambiente com alto índice de ruídos funciona como uma caixa propagadora dos sons. As paredes e equipamentos próximos refletem as ondas. O que chamamos de reverberação.
Eles podem causam desconforto e se houver uma exposição frequente, afeta a qualidade do trabalho das pessoas presentes.
É comum casos de perda de concentração, irritabilidade, stress, além de danos auditivos.
Portanto, um ambiente assim não favorece o fluxo adequado de trabalho, afetando negativamente pessoas e o próprio desempenho da empresa.

Como resolver? Quais opções existem?
Qual é a mais adequada? Nos contate e responderemos às suas dúvidas.

Equipe Vaportec