cuidados instalação purgador termodinamico

Cuidados na instalação de purgadores termodinâmicos

As tubulações em aplicações podem ser construídas no sentido horizontal e vertical. Os purgadores quando instalados nessas tubulações, devem seguir as orientações do fabricante quando às restrições. Quer dizer, que nem sempre os purgadores podem ser instalados em ambas as posições.

O que define as restrições de instalação é o tipo de purgador. Aqueles que têm como princípio operacional as forças mecânicas como gravidade ou flutuação, geralmente possuem orientações mais restritivas. Se não forem seguidas as orientações, provavelmente ocorrerá um desequilíbrio nas forças de atuação do purgador e o desempenho, ou o que é pior, a segurança pode ficar comprometida.

No caso dos purgadores termostáticos e de disco – como o purgador termodinâmico – as orientações na hora de instalar são menos restritivas, porém é importante observar a posição ideal, pois pode afetar sua vida útil.

Verificações antes de instalar o purgador termodinâmico

 Acesso seguro

Certifique-se que o acesso ao local seja seguro antes de começar a instalação. Uma bancada é desejável, pois ajuda a organizar os instrumentos.

Iluminação

Analise a quantidade de luz necessária para uma boa visualização da operação e as fiações elétricas próximas ao local.

Fluidos na tubulação

É importante verificar quais líquidos ou gases estão sendo usados nas tubulações; se eles são inflamáveis ou estão trabalhando em altas temperaturas.

EPI’s

O uso de equipamentos de proteção individual é obrigatório em qualquer trabalho de instalação, portanto não abuse da segurança.

Ambiente ao redor

Verifique se o ambiente ao redor do produto (purgador termodinâmico) está em áreas de risco como: tanques ou poços podem apresentar riscos de explosão, temperaturas elevadas, gases nocivos à saúde, operações com fogo (como solda), máquinas em movimento e barulho acima do tolerável.

O sistema

Antes de instalar analise o sistema e a segurança de pessoas quando houver o fechamento de válvulas e redução de pressão. Verifique o quanto afetará partes ou todo o sistema. Depois de instalado, a abertura deve ser feita de maneira gradual e de forma que não ocorra um impacto inesperado no sistema.

Ferramentas e materiais de consumo

Faça um check list e confirme que todos os instrumentos e ferramentas estejam dispostos de maneira que não tenha que interromper o trabalho.

Profissional especializado

Nenhuma instalação deve ser feita por profissional que não seja capacitado e especializado. Se necessário coloque avisos e garanta que o trabalho esteja sob a supervisão adequada.

Pressão

Garanta definitivamente que a despressurização foi feita também após a indicação de pressão zero pelo manômetro. É importante essa verificação porque evita que uma leitura errada pelo instrumento, coloque toda a operação em risco.

Eletricidade

Analise o sistema de fiação elétrico antes de começar os trabalhos. Verifique itens como: tensão, fusíveis, aterramento, caos específicos, tipos de entrada de cabos.

Temperatura no sistema

Espere toda a temperatura do sistema chegar a níveis seguros antes de iniciar o manuseio, evitando queimaduras.

Comissionamento

Garanta através de testes, que todo o sistema está protegido e em perfeito funcionamento. Verifique a pressão, vedações e todos os pontos do sistema.

Regras gerais de instalação do purgador termodinâmico

Mesmo sendo projetado para uso em diversas posições, o emprego do purgador termodinâmico na posição horizontal é sugerida, pois sua vida útil não será afetada.

É importante e obrigatório respeitar o sentido do fluxo que está indicado no corpo do purgador.

As válvulas de bloqueio devem estar a montante e a jusante para que quando for necessário o purgador possa ser isolado no sistema.

Se houver descarga para fora do sistema, seu direcionamento deve apontar para um local apropriado.

Quando a distância da tubulação vertical de drenagem for acima de dois metros, considere usar um sifão, evitando que o purgador receba vapor e condensado misturados; assim sua vida útil pode ser aumentada.

É necessário drenar o ar nas linhas de alimentação, pois o start up pode durar horas até alcançar a pressão e temperaturas adequadas operacionais.

Quando houver uma distância entre a válvula de bloqueio à montante e o purgador, pode ser que o condensado seja bloqueado pelo ar (o purgador fecha na presença do ar e não permite que o vapor entre na tubulação).

Equipe Vaportec