o-que-lup-licao-ponto-a-ponto-ou-lpp

TPM-O que lição Ponto a Ponto (LPP) ou Lição de Um Ponto (LUP)?

Lição Ponto a Ponto (LPP) ou lição de Um Ponto (LUP): nosso assunto da aula de hoje.
Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Em manutenção a Lição Ponto a ponto (LPP) ou Lição de Um Ponto (LUP) é um método de comunicação por desenhos. Seu uso previsto no TPM (Manutenção Produtiva Total) pretende facilitar o entendimento sobre determinado assunto, servindo também como uma excelente forma de treinamento para operadores.

Mas essa ferramenta pode fazer muito mais em várias áreas da empresa. Vejamos.

Por que usar a Lição Ponto a Ponto?

A maior vantagem do uso dessa metodologia é apresentar a informação de forma gradual, ou seja, ponto a ponto. Para isso usa-se um papel no qual são feitos ilustrações e desenhos da situação que se quer comunicar. Uma das objeções no começo da implantação é a dificuldade no desenho de algumas pessoas da equipe.

Nessa situação, deve-se incentivar o desenho porque desenhar é uma forma maravilhosa de compreender o alvo de estudo. Caso não seja possível, um colega pode ajudar.

A pessoa que faz o treinamento também se beneficia durante o processo porque para que a equipe aprenda é necessário desenvolver as habilidades na comunicação. Mostrar e demonstrar o problema ponto a ponto, cria debates específicos que ajudam a compreensão em detalhes daquilo que se deseja ensinar.

Depois de pronto o documento servirá para um auto-aprendizado e assim, a empresa cria um banco de dados sobre diversas situações que formam o conhecimento sobre os processos. Num mundo cada vez mais complexo, essa é uma excelente maneira de alcançar melhorias contínuas.

Tipos de LUP

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

Conhecimento básico

Nesse caso se pretende demonstrar através do desenho um conhecimento sobre determinado ponto; e somente a forma correta. Pode ser um dispositivo, um equipamento ou mesmo um processo. Por exemplo: maneiras corretas de lubrificação.

Mostrar problemas

Nesse outro tipo de lição ponto a ponto, queremos comunicar possíveis problemas e ressaltar a maneira correta do procedimento. Faz-se dois desenhos, primeiro a forma errada e do lado deste a forma correta. Dessa maneira o problema fica mais evidente facilitando uma rápida assimilação visual da situação ou processo por parte dos operadores.

Melhorias

A lição a um ponto também é utilizado para implementar melhorias na indústria. Demonstrar pontos a serem melhorados através de desenhos favorece o engajamento, ao mesmo tempo que demanda um estudo aprofundado da situação em questão. Nesse caso, desenhamos o “antes” e o “depois” da melhoria.

Como fazer a Lição Ponto a Ponto

Veja um exemplo e os detalhes de uma LUP:

E um modelo de uma LUP para baixar em pdf:

Usando apenas uma folha e a linguagem precisa ser simples, evitando o uso de palavras pouco usuais da equipe envolvida. A LUP não é a descrição completa, mas complementar do assunto e tem a função de reforçar o treinamento e a comunicação.

Documento: numerar o documento em sequência e recomenda-se fazer um índice para se obter um controle na localização ou arquivamento;

Tema: descrever objetivamente o assunto a ser demonstrado;

Data: registrar a data da execução da LPP;

Classificação: especificar o tipo de LPP, se é da área de segurança, manutenção, meio ambiente, conhecimento básico, problemas, melhorias, operação, administração ou outros;

Visto: assinatura dos responsáveis e data da revisão.

Desenho: na área central desenhar de maneira direta e explícita o assunto abordado.

Depois de pronta, a LPP deve ser protegida por um plástico para que o manuseio não a danifique. Caso alguma mudança ocorra sobre o assunto, deve-se atualizá-lo na Lição Ponto a Ponto mantendo assim o conhecimento à vista de todos.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Manutenção Industrial.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog