filtração-vapor-alimentos

A filtração do vapor na indústria alimentícia

Um dos principais cuidados necessário nos preparo industrial de alimentos é referente à higiene. Manter os alimentos, bem como os materiais de fabricação, esterilizados é essencial. Além disso, esse é o aspecto mais importante analisado durante as visitas da Vigilância Sanitária. Por isso, métodos de esterilização são rotineiramente aplicados em frigoríficos e laticínios, por exemplo. Dessa forma, o risco de contaminação por agentes externos é drasticamente diminuído. Um dos processos produtivos responsáveis por manter a qualidade e a esterilização do produto que chega ao cliente final é a filtração do vapor.

Isso porque ela é necessária para a completa remoção ou destruição de todos micro-organismos, como bactérias, fungos, vírus, entre outros. Contudo, sua eficácia vai depender do tipo de material utilizado, da extensão, do tipo de contaminação e condições de preparo.

A importância da filtração do vapor

A escolha do tipo de aplicação empregada nos processos de produção de alimentos dependerá de muitas variáveis. Mas dentre várias qualidades, o vapor possui características importantes:

  • – consegue manter uma grande quantidade de energia, armazenada na forma de calor, num dado limite de volume;
  • – energia de calor a uma temperatura constante, eliminando assim gradientes de calor associadas a outras formas de transferência de energia;
  • possui a capacidade de transferência de calor elevadas e em superfícies pequenas.

Na indústria, a utilização do vapor deve seguir as boas práticas porque, muitas vezes, ele entra em contato com o produto final ou mesmo na esterilização e limpeza de superfícies. Como ele é distribuído por tubulações, pode ocorrer de pequenos orifícios e bocais contenham contaminantes como ferrugem ou pequenos sedimentos, dessa maneira, comprometendo a qualidade do vapor. Por isso, manter uma filtração eficiente do vapor nos processos produtivos é essencial para a produtividade e a segurança.

Tipos de vapor

Podemos dizer que existem três tipos de vapor:

Vapor filtrado

Produzido por uma caldeira convencional e, posteriormente, filtrado. Dessa maneira, dependendo de cada situação específica, determina-se o filtro para a remoção de até 100% das partículas sólidas e gotículas líquidas maiores que 1 micron.

Vapor limpo

Utilizando água deionizada e destilada, por isso, esse tipo de vapor é produzido por um gerador de vapor ou por um destilador de múltiplos estágios.

Vapor puro

Similar ao vapor limpo, entretanto, a água utilizada além de deionizada e destilada, precisa estar isenta de pirogênios, que são substâncias produzidas por fungos e bactérias que fazem mal à saúde humana.

A qualidade do vapor

Lembramos que a qualidade do vapor se dá pela relação entre vapor saturado seco e a umidade contida nele. Dessa forma, se numa caldeira é gerado um vapor que tem 5% de água, ele será considerado 95% (restantes) seco, ou 0,95 de secura.

Essa determinação na qualidade do vapor é importante porque quanto mais seco, maior será sua capacidade de transferência de calor latente.

Esterilização por filtração do vapor e ar estéril

Segundo a Resolução RDC 17/2010 da ANVISA, não devem ser utilizados filtros que soltem fibras, portanto, a natureza dos materiais geralmente são vidro, metal, polímeros sintetizados e membranas poliméricas, sendo totalmente proibido o uso de filtros de amianto. Além disso, o equipamento não deve afetar o produto, removendo seus ingredientes ou acrescentando outras substâncias

Mesmo que a passagem dos micro-organismos seja evitada com o uso de filtros adequados, ainda assim, após a filtração, os produtos devem passar por uma transferência asséptica.

Donaldson, além de ser a fabricante líder no mercado mundial de sistemas de ar e filtração, possui diversos filtros culinários, utilizados para processos de vapor, líquido e ar comprimido. Assim, eles fornecem alta capacidade de retenção de sujeira com baixa pressão diferencial e alta taxa de fluxo.

A produção de ar estéril é um dos métodos mais utilizados na indústria alimentícia, juntamente com a filtração do vapor. Ela consiste no ar livre de bactérias ou outros micro-organismos vivos, tornando-os, assim, incapazes de se reproduzirem. 

Conjunto de filtro de ar estéril e elemento filtrante

Para alcançar a esterilidade do ar ou vapor é necessário utilizar meios filtrantes com procedimentos de esterilização corretos. Por isso, o Filtro Ar Estéril Alimentício P-SRF Donaldson é um deles, atuando em conjunto com seus elementos filtrantes.

As carcaças foram desenvolvidas para a purificação de ar pressurizado e outros gases. Essa série está disponível em 6 diferentes tamanhos, e, além disso, estão equipadas com conexões triclamp, além de conexão adicional mediante pedido.

Além disso, os Elementos de Filtro P-SRFII também desenvolvem um trabalho essencial para a eficiência do processo. Isso porque eles podem ser usados em diversas aplicações, com o principal intuito de aumentar a queda de pressão. Dessa forma, é a melhor opção para a filtração de ar comprimido do mercado.

Portanto, confira abaixo os modelos e veja qual se aplica melhor ao seu processo.

ModeloCódigo
Elemento De Filtro P-SRFII 04/20 Ultradepth1C224324
Elemento De Filtro P-SRFII 05/20 Ultradepth1C224332
Elemento De Filtro P-SRFII 05/25 Ultradepth1C224340
Elemento De Filtro P-SRFII 05/30 Ultradepth1C224352
Elemento De Filtro P-SRFII 07/30 Ultradepth1C224356
Elemento De Filtro P-SRFII 10/30 Ultradepth1C224364
Elemento De Filtro P-SRFII 30/30 Ultradepth1C224388
Elemento De Filtro P-SRFII 30/50 Ultradepth1C224396

E caso você ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas, sem compromisso.