purgador-termodinamico

O que é purgador termodinâmico de vapor?

Purgador termodinâmico de vapor: nosso assunto da aula de hoje.
Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

O purgador termodinâmico de vapor nada mais é que uma válvula automática com a função de drenar o condensado ao mesmo tempo que mantém o vapor útil dentro das tubulações. Seu sistema de funcionamento é simples, robusto e confiável, operando em altas temperaturas e pressões, além de poder ser usado em diversas aplicações.

Funcionamento do purgador termodinâmico

Ele atua de uma forma muito simples. O purgador possui em seu interior um disco móvel que abre e fecha de acordo com as variações de pressão dos fluidos.

O condensado, ao entrar pelo orifício central, move o disco para cima e chega até ao canal de saída. Após ele atingir a temperatura do vapor, forma-se uma pequena quantidade de vapor flash no purgador. Ele então, rapidamente preenche a câmara de controle que fica em cima do disco, e faz com que a força atuante pressione o mesmo, impedindo o fluxo.

Dessa maneira, o purgador fechado espera uma nova chegada do condensado sob o disco, não havendo energia suficiente que compense as perdas por irradiação do corpo do purgador. Então, o vapor flash condensa, diminuindo a pressão. Assim, o equipamento se abre e o ciclo começa novamente.

Instalação de purgadores termodinâmicos

As tubulações em aplicações podem ser construídas no sentido horizontal e vertical. Portanto, os purgadores quando instalados nessas tubulações, devem seguir as orientações do fabricante quanto às restrições. Isso porque nem sempre eles podem ser instalados em ambas as posições.

Aqueles que têm como princípio operacional as forças mecânicas, como gravidade ou flutuação, geralmente, possuem orientações mais restritivas. Por isso, se não forem seguidas as orientações, provavelmente, ocorrerá um desequilíbrio nas forças de atuação do purgador e no desempenho, além da segurança ficar comprometida.

No caso dos purgadores termostáticos e de disco – como o purgador termodinâmico – as orientações na hora de instalar são menos restritivas, porém, é importante observar a posição ideal, já que isso afeta sua vida útil. Dessa maneira, mesmo sendo projetado para uso em diversas posições, o emprego do purgador termodinâmico na posição horizontal é o mais aconselhado.

Se houver descarga para fora do sistema, seu direcionamento deve apontar para um local apropriado. Quando a distância da tubulação vertical de drenagem for acima de dois metros, considere usar um sifão, evitando que o purgador receba vapor e condensado misturados, assim sua vida útil pode ser aumentada.

É necessário drenar o ar nas linhas de alimentação, pois o start up pode durar horas até alcançar a pressão e temperaturas adequadas operacionais. Além disso, quando houver uma distância entre a válvula de bloqueio à montante e o purgador, pode ser que o condensado seja bloqueado pelo ar (o purgador fecha na presença do ar e não permite que o vapor entre na tubulação).

Verificações antes de instalar o purgador termodinâmico

Acesso seguro

Certifique-se que o acesso ao local seja seguro antes de começar a instalação. Uma bancada é desejável, pois ajuda a organizar os instrumentos.

Iluminação e elétrica

Analise a quantidade de luz necessária para uma boa visualização da operação e das fiações elétricas próximas ao local. Além disso, analise o sistema de fiação elétrico antes de começar os trabalhos. Verifique itens como: tensão, fusíveis, aterramento, caos específicos, tipos de entrada de cabos.

Fluidos na tubulação

É importante verificar quais líquidos ou gases estão sendo usados nas tubulações e se eles são inflamáveis ou estão trabalhando em altas temperaturas.

EPI’s

O uso de equipamentos de proteção individual é obrigatório em qualquer trabalho de instalação, portanto, não se esqueça.

Ambiente ao redor

Verifique se o ambiente ao redor do equipamento está em áreas de risco. Isso porque tanques ou poços podem apresentar riscos de explosão, temperaturas elevadas, gases nocivos à saúde, operações com fogo (como solda), máquinas em movimento e barulho acima do tolerável.

O sistema

Antes de instalar analise o sistema e a segurança de pessoas quando houver o fechamento de válvulas e redução de pressão. Depois de instalado, a abertura deve ser feita de maneira gradual e de forma que não ocorra um impacto inesperado no sistema.

Ferramentas e materiais de consumo

Faça um check list e confirme que todos os instrumentos e ferramentas estejam dispostos de maneira a não interromper o trabalho.

Profissional especializado

Nenhuma instalação deve ser feita por profissional que não seja capacitado e especializado. Se necessário coloque avisos e garanta que o trabalho esteja sob a supervisão adequada.

Pressão

Garanta definitivamente que a despressurização foi feita também após a indicação de pressão zero pelo manômetro. É importante essa verificação porque evita que uma leitura errada pelo instrumento coloque toda a operação em risco.

Temperatura no sistema

Espere toda a temperatura do sistema chegar a níveis seguros antes de iniciar o manuseio, assim, evitando queimaduras.

Comissionamento

Garanta, por meio de testes, que todo o sistema está protegido e em perfeito funcionamento. Verifique a pressão, vedações e todos os pontos do sistema.

Cuidados para se ter com um purgador termodinâmico

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

As descargas do purgador termodinâmico são intermitentes, portanto, se houver disparo contínuo pode ser que ele esteja perdendo vapor.

No caso de purgadores para altas pressões e temperaturas, nas primeiras horas de funcionamento ocorre grande dilatação térmica da tubulação, que pode provocar vazamentos pelas conexões. Por isso, devem-se seguir as orientações do manual, que recomendam o reaperto das conexões depois de 24 horas de serviço.

Outro fator importante é saber a procedência do seu purgador. Fabricantes que mantêm um compromisso com a qualidade, possuem em seus equipamentos uma numeração para rastreabilidade, facilitando a resolução de possíveis problemas.

Manutenção de purgadores

Pesquisas entre as indústrias nacionais apontam que existe uma significativa perda de eficiência energética térmica de 15% a 20% em purgadores com o passar do tempo. Dentre outros fatores, a baixa frequência de manutenção é uma das responsáveis por isso. O problema de sujeira acumulada na sede é muito frequente e ela pode provocar diversos problemas, como vazamentos e erosão no corpo do purgador, por exemplo. Um gerenciamento de limpeza constante já eliminaria essa causa.

Manter um planejamento de manutenção é uma tarefa complexa porque varia de acordo com o tipo de indústria e as condições de pressão trabalhadas. A parada para a manutenção anual que a maioria das empresas normalmente fazem é muito genérica. Assim, o ideal é pensar que, se estamos trabalhando com pressões muito altas ou poucos acessórios no ponto de drenagem, a manutenção deve ser feita em intervalos menores.

Por isso, confira um tutorial de como realizar a manutenção nesse equipamento de forma prática e segura.

1: Soltar a tampa e o tampão do filtro.

2: Abrir e verificar o estado da tampa e do disco.

3: Verificar e, se necessário, corrigir a superfície de vedação entre o disco e o corpo do purgador.

4: Colocar o disco e fechar o purgador.

5: Retirar o tampão do filtro e verifica-lo quanto à deformação e limpeza.

6: Fazer o mesmo para o elemento filtrante e a junta do filtro e o corpo do purgador.

7: Recolocar o elemento do filtro e a junta, levando em conta a centragem.

8: Colocar cuidadosamente o tampão do filtro.

9: Apertar as tampas o suficiente para que não ocorram vazamentos ou erosão.

E, caso você esteja tendo algum problema relacionado a purgadores, entre em contato conosco pelo número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Sistemas de Vapor.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog