Transmissor de pressão: como escolher?

Com a disseminação da automação industrial no Brasil, visando o aumento da produtividade, o gerenciamento dos equipamentos em instalações e aplicações industriais é uma forma de proteger o capital investido das empresas.

E para gerenciar é necessário medir. O transmissor de pressão é um dispositivo de precisão que mede a pressão real utilizada e avisa o controlador, garantindo as situações ideais de funcionamento numa aplicação.

A Danfoss é referência no desenvolvimento dos transmissores de pressão, pois possui décadas de experiência na fabricação. Tem também uma linha de produtos que atende praticamente qualquer necessidade de medição, independente do orçamento exigido.

Como escolher o melhor transmissor de pressão?

Alguns pontos que precisam ser levados em conta antes da escolha ideal do transmissor de pressão são:

Aplicação

Alguns transmissores de pressão são dedicados para aplicações especiais devido às  necessidades específicas do cliente e setor: hidráulica industrial, bombas d’água, compressores de ar, energia eólica, motores industriais, etc.

Amortecedor de pulsos

Fechamentos repentinos de uma válvula podem levar a ocorrer picos de pressão, cavitação ou golpe de líquido, danificando o transmissor. Recomenda-se então o uso do amortecedor de pulsos para protegê-lo.

Conector elétrico

Ao escolher o conector elétrico é preciso verificar se o cliente usa um chicote ou simplesmente um cabo.

Conexão de pressão

Também é necessário saber a interface onde será instalado para a escolha da conexão de pressão ideal.

Faixa de temperatura

Determinar qual será a faixa de temperatura necessária e sua pressão operacional, além de saber quão alta a pressão máxima que pode atingir.

Sinal de saída

Esta é uma questão de onde o sinal de saída é utilizado. Se for combinado com  um controlador, é importante que a escala de saída seja correta. Ex: uma saída de 4 a 20 mA correspondente a 0 a 100 bar. O controlador também precisa mostrar 0 bar como 4 mA e 100 bar, 20 mA, caso contrário ele irá resultar em uma medição errada.

Transmissores de pressão MBS Danfoss

Série MBS 3000

O transmissor de pressão piezorresistivo MBS 3000 foi projetado para uso na maioria das aplicações industriais. Está disponível em versões absoluta ou manométrica até 600 bar (8.700 psi).

Abrange diferentes sinais de saída com uma ampla variedade de conexões elétricas e de pressão.

Bastante versátil, pode ser usado na hidráulica industrial no controle e monitoramento os parâmetros de pressão operacional em extrusoras, injetoras, prensas, unidades hidráulicas, assim como em motores industriais, sistemas do setor eólico e compressores de ar.

Série MBS 4000

O transmissor de pressão piezorresistivo MB 4000 também pode ser usado na maioria das aplicações industriais. Ele oferece maior precisão e opções como ajuste zero e de extensão, diafragma de lavagem, e zona ATEX 0.1.

Está disponível em versões absoluta ou manométrica até 600 bar (6.700 psi). Abrange diferentes sinais de saída com uma ampla variedade de conexões elétricas e de pressão.

Série MBS 1700

Esse modelo é de uso geral e é muito fácil de instalar. Possibilita medições de pressão muito confiáveis e detecta alterações sutis no sistema.

Sua faixa de medição é de 0 a 25 bar, temperatura compensada e calibrada por laser e sinal de saída de 4 – 20mA.

Características exclusivas

Proteção contra picos de pressão, golpe de aríete e cavitação.

O uso do amortecedor de pulsos garante a integridade do transmissor.

  

Ampla faixa de temperatura

Os transmissores Danfoss são divididos em 3 tecnologias: filme fino atomizado, piezorresistivo e fosfato gálico piezoelétrico. Possuem também conexões de pressão diferentes e como já dissemos, existe uma linha muito ampla de modelos que atendem diversas situações e variáveis. Em casos específicos, fale conosco.

Resistência à umidade

É importante que o transmissor de pressão tenha resistência à umidade e não apresente defeito, evitando paradas de máquinas e equipamentos.

Estabilidade

Muitas aplicações têm um alto nível de vibração que podem ter um impacto grave sobre os transmissores de pressão. É importante que ele possua alta estabilidade e para isso a qualidade dos testes na sua fabricação é fundamental.

Veja um modelo básico de uso do transmissor de pressão:

Equipe Vaportec