news-vaportec-cabecalho

Válvulas pneumáticas: quando usar?

As válvulas pneumáticas são operadas por ar e foram desenvolvidas para situações críticas de alta vazão para um determinado tamanho de tubo. Ou quando o meio é um grande desafio. Além de ter ótimo desempenho com níveis altos de viscosidade, elas também são resistentes à sujeira.

Antes de decidir pelas válvulas pneumáticas, o profissional (engenheiro industrial, mecânico ou técnico de manutenção) deve verificar se as condições são as recomendadas abaixo:

  • Alto valor de Kv/vazão;
  • Alta temperatura;
  • Alta viscosidade;
  • Impurezas no líquido;
  • Demanda por válvulas de aço inoxidável;
  • Demanda por operações em áreas restritas;
  • Possibilidade de operar a partir de 0 bar de pressão diferencial.

Esse tipo de válvula pneumática requer pressão para abrir e fechar. Para isso você precisa de uma válvula piloto que geralmente é uma válvula solenoide 3/2 vias. Esta controla o fluxo do ar para que a válvula pneumática seja acionada.

Características das válvulas pneumáticas

Ampla faixa de temperatura – conhecida como “solucionadora de problemas”, a válvula pneumática AV210 Danfoss é feita de FKM, PTFE e bronze (RG5/bronze) ou aço inoxidável (AISI 316). Por isso pode suportar temperaturas baixas de até -30°C e altas de até 180°C.

Insensível à viscosidade – a válvula pneumática é projetada para operar com viscosidades do meio de até 600 cSt e pressão de 16 bar. Além de não ser afetada por vazões baixas ou perda de pressão na abertura.

Alta capacidade – o design do cabeçote de controle e a mola de fechamento permitem que o pistão se eleve mais alto do que os 25% normais do diâmetro da válvula.

Resistente à sujeira – montada em um eixo, o assento interno flexível da válvula é feita com aço AISI 316. Um aço inoxidável altamente resistente à corrosão. E a placa da válvula PTFE proporciona excelente resistência a partículas de sujeira do meio.

Múltiplos cabeçotes de controle – disponíveis em diferentes tamanhos, é fácil encontrar uma válvula pneumática AV210 Danfoss adequada para as suas necessidades de dimensionamento e faixa de pressão.

Acessórios – para melhores desempenhos e versatilidade, é possível equipar as válvulas pneumáticas com acessórios como abertura manual, limitadores de fluxo e indicadores de posição da válvula.

Veja um vídeo demonstrando o uso das válvulas pneumáticas numa aplicação:

Equipe Vaportec