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5 habilidades essenciais para profissional de compras

Para chegar à profissão de comprador é normal o profissional ter passado por funções administrativas dentro de uma empresa. Muitos chegam nesse cargo com algumas habilidades já desenvolvidas e outras ainda a evoluir. Para ser valorizado profissionalmente é preciso aprimorar competências que nem sempre se aprendem nas escolas, e sim na prática. Vamos conhecê-las.

Organização

A primeira habilidade é se organizar. Na profissão de comprador é preciso atuar em várias frentes, interagindo com diversos setores da empresa. Por isso, ter tudo organizado facilita as coisas. Excessos de planilhas, anotações espalhadas ou tarefas esquecidas são alguns sintomas da falta de organização e que atrapalham o profissional de compras. Para corrigir essa postura, encare a organização pessoal como uma questão de disciplina e procure simplificar as tarefas.

Cálculos

Apesar de todas as ferramentas que temos à disposição, é importante na profissão de comprador ter uma boa noção de cálculos. Conhecê-los bem lhe dará mais opções numa negociação. Além de uma melhor análise da relação custo/benefício das transações. São as regras básicas de matemática financeira como juros, porcentagens, impostos, etc.

Relacionamento

Um bom relacionamento com as pessoas é desejável para todos na equipe e indispensável para o trabalho do profissional de compras. Espera-se dele uma comunicação clara, seja por e-mail ou telefone. Temos que pensar que ele atua como uma ponte entre as necessidades da empresa e as soluções dos fornecedores. Talvez uma expressão não muito clara no e-mail possa gerar um retrabalho e, consequentemente, prejuízo.

Avalie sua própria comunicação se fazendo as seguintes perguntas: “Será que ficou alguma margem de dúvida? Devo ser mais claro?”. Pois é, são os mal-entendidos que atrapalham os relacionamentos.

Negociação

Saber negociar é uma arte que precisa ser aprendida. Ninguém nasce com ela. Envolve técnicas e psicologia. Grandes negociadores trabalham anos a fio acrescentando ao seu repertório nuances de comportamento que fazem a diferença quando se está negociando. Isso vale muito em uma situação de compra complexa, quando teremos vários passos até sua concretização.

Comece a ler sobre o assunto o quanto antes e pratique no seu dia a dia. Verá que algumas técnicas são fáceis, outras nem tanto. Comprar bem nem sempre significa comprar barato. Mas lembre-se: com ética, sempre! Os atalhos duvidosos não acrescentam nada (e prejudicam muito) a vida profissional.

Visão estratégica

Com a grande competitividade entre as empresas, a profissão de comprador se tornou estratégica. Aqueles profissionais que entendem do negócio onde trabalham têm a oportunidade de sugerir melhorias de um ponto de vista único. É a visão sistêmica. Entender como os setores se interligam e como uma falha num ponto interfere no outro, detectando os pontos vitais da empresa. Não é simples, porém muito importante, principalmente se o profissional de compras pretende alcançar cargos de liderança.

Na prática significa questionar e entender o porquê das tarefas. Analisar fornecedores, encontrar novas soluções e no final aperfeiçoar a compra.

Essas são as 5 principais habilidades para o profissional de compras, mas vamos acrescentar uma extra: o idioma inglês. Apesar de tantas facilidades que existem para se aprender o idioma, ainda não é comum encontrar profissionais habilitados. A internet nos oferece conhecimentos valiosos e quase 80% desse conteúdo está em inglês. Essa é a última dica para o profissional de compras que busca fazer a diferença.

Equipe Vaportec

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