4 estágios para um setor de compras estratégico

Ainda é raro encontrar empresas nas quais o setor de compras deixou de ser coadjuvante e passou a ser estratégico. Isso acontece porque para alcançar o último estágio que agrega maior valor para os negócios, é necessária uma longa jornada de comunicação e integração. É preciso investir em processos, tecnologia e principalmente em pessoas.

Vamos conhecer quatro estágios fundamentais para o setor de compras.

Setor de compras reativo

Neste estágio, todas as decisões e negociações são feitas pelo setor que requisitou a compra e fica ao encargo do setor de compras somente a formalização do pedido. Ele emite a ordem de compra e acompanha a entrega com a transportadora. Não se tem muito valor agregado no trabalho, pois falta planejamento. O setor de compras acaba por ser mais um “apagador de incêndio”.

Setor de compras mecânico

Neste próximo estágio, todas as atividades são feitas dentro do setor de compras e o comprador possui habilidades suficientes para as aquisições necessárias. Existe uma comunicação maior com o cliente interno requisitante, mas ainda não o suficiente. É quando as devoluções ou recompras persistem, gerando retrabalhos.

Setor de compras proativo

No terceiro estágio, o setor de compras tem a participação ativa e proativa do cliente requisitante. Existe um maior diálogo entre eles para garantir que todos os requisitos técnicos sejam cumpridos, inclusive o de custo total. Exige da parte do requisitante e comprador um entendimento maior dos objetivos da empresa em termos competitivos. Técnicas e métodos mais aprimorados de avaliação de fornecedores são criados.

Setor de compras estratégico

Chegamos ao último estágio, o mais difícil para as empresas. Também o mais desejável para o profissional de compras. Nele existe uma integração total do setor de compras com as estratégias competitivas da empresa. O setor de compras, além de saber quais são as metas de médio e longo prazo, executa com autonomia, portanto com maior responsabilidade, toda mudança que ajudará na estratégia maior da empresa. Os dados são levados muito a sério e por isso existem avaliações constantes medindo o quanto pode ser melhorado. Procuram-se soluções não engessadas, mas que contribuam para alcançar uma meta.

Nesse momento, o profissional de compras já possui muitos conhecimentos de análise, tornando-se uma função estratégica dentro da empesa.

E você qual estágio está?

 

Abraço

Equipe Vaportec