Por que eu ainda não falo inglês?

Há dez anos, para se aprender o idioma inglês havia duas opções: se matricular numa escola e estudar por alguns anos ou viajar para fora do Brasil. E aprender na prática e na “marra”. Com o desenvolvimento da internet, houve uma evolução enorme em se tratando de tecnologias de programação e começaram a aparecer modelos de negócios inovadores e interessantes.

Duolingo é um deles. Este site/plataforma online que se propõe a ensinar o idioma inglês de uma forma diferente e adaptado ao nosso momento atual. É uma mistura de curso em forma de game. Tudo muito prático e personalizável. O que é mais legal, é que você pode ditar o ritmo de seu aprendizado. Definindo metas e com quinze minutos de estudo por dia, se pode evoluir no idioma.

Ainda pode ser instalado no celular como aplicativo e aproveitar os minutinhos de espera numa fila, por exemplo. No curso o aluno pratica a escrita e fala contando com recursos de tempo, compra de bônus específicos temáticos, etc.

Mas se ele é de graça, como o Duolingo ganha dinheiro?

Sim, ele realmente é um curso de inglês gratuito. Como o ambiente favorece a colaboração entre os alunos, eles são chamados (opcional) a traduzirem vários textos disponíveis que o Duolingo vende para empresas. Ele acredita que várias pessoas, traduzindo e avaliando essas traduções, conseguem algo melhor e mais rápido que o Google Tradutor ou outra ferramenta.

O modelo de negócio é ousado, mas se mostra possí­vel.

Detalhe: o criador da ideia é um jovem professor de matemática que participou da criação do famoso Captcha. (hein?) São aquelas letras distorcidas que temos que digitar ao validar alguma coisa na internet. E o nome dele é Luis Von Ahn, nascido na Guatemala!

Muitas pessoas talvez não se sintam a vontade num formato de aprendizado como esse. Mas funciona para quem tem disciplina.

Para quem tem pouco tempo, o Duolingo se encaixa perfeitamente. Fica a dica de como evoluir profissionalmente ficou mais fácil nos dias de hoje.

Conheça o Duolingo.

Equipe Vaportec