evra-valvula-para-amonia

Válvula solenoide para amônia, como escolher?

A válvula solenoide para amônia é muito utilizada em aplicações de amônia em estado líquido, tanto em reservatórios de amônia quanto na entrada de equipamentos. Elas são equipamentos eletricamente operados responsáveis pela abertura ou rompimento do fluxo do fluido em processos de refrigeração industrial. Dessa maneira, são extremamente úteis em equipamentos utilizados para resfriar câmeras frias ou grandes equipamentos, como túneis de congelamento e também máquinas de gelo por amônia.

Pelo fato da amônia passar do estado líquido para o gasoso, fazendo o controle de temperatura da câmara fria ou equipamento frigorífico em questão, os instaladores e técnicos de manutenção tem certa dificuldade na especificação das válvulas, mesmo quando se trata de uma substituição. Isso se explica, pois, a especificação não depende apenas da bitola da mesma, mas, principalmente, do seu orifício, fator que determina sua vazão e, consequentemente, sua capacidade.

Válvula solenoide para amônia EVRA Danfoss

A Danfoss possui as válvulas solenoides para amônia com a maior tradição no mercado, graças ao seu imenso parque instalado pelas plantas frigoríficas do Brasil. Isso decorre devido ao seu ótimo custo benefício, além da alta confiabilidade e durabilidade. Além da Danfoss, os modelos da fabricante Parker também são muito presentes em sistemas de amônia, atuando em vários segmentos.

A EVRA da Danfoss é uma válvula servo-acionada ou de operação direta para linhas de líquido, sucção e gás quente com amônia ou refrigerantes fluorados. Elas podem ser fornecidas completas ou como um programa de peças. Dessa forma, o corpo da válvula, os flanges e a bobina podem ser adquiridos separadamente.

Elas podem ser encontradas em tamanhos que variados e ter orifício de 10mm ou 15mm. Dessa maneira, é sempre importante abrir a válvula para ter a medida exata de seu orifício e não errar na substituição. Uma de 15mm, se for substituída por uma de 10mm perde 50% de sua capacidade. Assim, pode não atender ao processo da maneira como é esperado ou levando um tempo maior para diminuir a temperatura do produto em questão, devido à falta de capacidade.

Confira como é o funcionamento da válvula solenoide EVRA da Danfoss.

Linha modelos de válvula solenoide EVRA

A Danfoss possui uma linha completa de válvulas e orifícios. As EVRA 10 e a EVRA 15 podem ser de 1/2” ou 3/4” e, por sua vez, as EVRA 20 e a EVRA 25 podem ser de 1” e 1.1/4”. Todos modelos utilizam flanges e podem ser compradas no conjunto de FILTRO FA + Jogo de Flanges + Válvula + Bobina tipo BE.

As válvulas solenoide de maior porte são a EVRA 32 de 1.1/4” e a EVRA 40 de 1.1/2”. Estas não precisam de flanges, pois são soldadas diretamente na tubulação e utilizam filtros de linha maiores, os conhecidos filtros FIA da Danfoss.

Uma boa opção para substituir válvulas de orifício até 20 são as ICF EVRAT. Elas são montadas em blocos que possuem, além da facilidade de instalação e manutenção (reduzindo número de soldas, conexões e com reparos baratos), um design robusto e funcionamento sem igual em relação a outras marcas do mercado.

Tipo Operador manual [com/sem] Tipo de Bobina requerido Código
EVRA 3 sem a.c./d.c. 032F3050
EVRA 10 sem a.c./d.c. 032F6211
EVRA 10 com a.c./d.c. 032F6210
EVRAT 10 com a.c./d.c. 032F6214
EVRA 15 com a.c./d.c. 032F6215
EVRAT 15 com a.c./d.d. 032F6216
EVRA 20 com a.c 032F6220
EVRA 20 com a.c./d.c. 032F6221
EVRAT 20 com a.c./d.c. 032F6219
EVRA 25 sem a.c./d.c. 032F6226
EVRA 25 com a.c./d.c. 032F6225

Troca de reparo de válvula EVRA Danfoss

Por serem fornecidas como um programa de peças, elas possuem seus componentes (corpo, flange e bobina) vendidos separadamente. E, sendo assim, podem ser substituídas por meio de seu conjunto de reparos. São eles os responsáveis pela manutenção preventiva e corretiva das válvulas EVRA. Dessa maneira, garantem maior praticidade, já que possibilitam o cuidado, sem a necessidade da substituição completa da válvula. Você pode conferir o catálogo técnico das EVRA e seus reparos no link abaixo.

Kits de reparo

Os reparos para válvula EVRA Danfoss são comercializados em três opções:

  • vedação – são fornecidas apenas as vedações da válvula;
  • intermediário – são fornecidas as vedações do kit simples e mais alguns componentes mecânicos;
  • revisão – nesse conjunto completo são fornecidos todos os reparos mecânicos da válvula e todos os reparos de vedação, apenas o corpo da válvula não é substituído. Ou seja, todos os componentes são trocados.

Além do conjunto de reparos é possível comprar separadamente a bobina elétrica de atuação da válvula e também o jogo de flanges e filtro para a instalação completa.

Confira o tutorial

A reposição dos componentes é simples e intuitiva. Você pode conferir o tutorial de troca de reparo abaixo.

1: Abrir a tampa da válvula e descartar os quatro parafusos, o embolo, a junta da tampa, o-ring de apoio da bobina e o diafragma. Em seguida, retire o prato de apoio dele.

2: Retire e descarte o grampo do operador manual, além dele mesmo, rosqueando-o para o interior da válvula.

3: Verifique o estado da sede quanto à erosão e/ou incrustação. Em seguida, retire e descarte a capa do êmbolo + vedação de alumínio, certificando-se que a vedação de alumínio também foi retirada.

4: Após, retire, cuidadosamente, o capacete de proteção do conjunto êmbolo/mola/capa do êmbolo. Verifique o correto posicionamento da mola, deixando a extremidade lisa para fora.

5: Em seguida, monte com cuidado a vedação de alumínio, o êmbolo e mola do êmbolo, rosqueando manualmente à tampa da válvula.

6: Aplique um torque = 50Nm.

7: Montar o o-ring do operador manual com a extremidade da fenda para o lado interno da válvula.

8: Em seguida, fixar o grampo novo ao operador manual, colocar a tampa com torque = 30 Nm.

9: Posteriormente, colocar o prato de apoio do diafragma com a concavidade para cima e o diafragma com a vedação de teflon em contato com a sede.

10: Colocar a junta de borracha, em seguida, tampar a válvula atentando ao livre movimento do êmbolo e à centragem da junta. Colocar os parafusos da tampa, apertando alternadamente.

11: Coloque o o-ring de apoio da bobina, em seguida coloque ela e fixe-a com uma leve pancada até ouvir o “click”.

Como distribuidora autorizada, a Vaportec mantém à pronta entrega a linha completa de válvulas solenoide EVRA. Entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.