sistemas de vapor na industria

Sistemas de vapor na indústria alimentícia

O vapor é comumente usado em sistemas industriais alimentícios para transferência de energia em seus processos produtivos. Entre suas várias qualidades, algumas características do vapor se sobrepõem: 

  • consegue manter uma grande quantidade de energia, armazenada na forma de calor, num dado limite de volume;
  • energia de calor a uma temperatura constante, eliminando assim gradientes de calor associadas a outras formas de transferência de energia;
  • possui a capacidade de transferência de calor elevadas e em superfícies pequenas.

Os sistemas de vapor consistem na geração, condução, controle e segurança deste fluido para troca termo energética em diversos processos. Por isso é adequado para frigoríficos, laticínios, indústria têxtil, vinícolas, indústria de bebidas e diversas outras.

Seu uso é, geralmente, focado em processos de injeção direta. Dessa forma, ele deve ser tratado para entrar em contato com os alimentos ou outros produtos, como as embalagens.  O filtro de aço inoxidável Donaldson CSF16 P-GS é uma ótima opção para esse processo. Utilizado para filtração de vapor, ele pode ser regenerado por descarga de volta ou limpeza ultra-sônica. Dessa forma, aumenta a vida útil do filtro e mantém os custos operacionais reduzidos. Além, é claro, de oferecer um resultado muito eficiente.

Injeção indireta em sistemas de vapor

O vapor também pode ser usado quando a injeção de vapor for indireta. Um exemplo disso é em trocadores de calor.  Ou seja, ele extrai calor a partir de uma corrente de fluido e adiciona em outro. Dessa forma, o controle da pressão e temperatura pode ser feito através de:

Para manter este vapor vivo dentro do equipamento utilizam-se purgadores mecânicos de boia na saída dos trocadores. Dessa forma, o vapor em estado gasoso e na temperatura adequada ao processo é mantido dentro do trocador e, conforme se transforma em condensado, é drenado na rede de retorno de condensado.

O dimensionamento da rede de vapor é primordial para que o seu funcionamento seja de acordo com as normativas vigentes e elevando ao máximo a eficiência energética. Pois, assim, é diminuído o consumo de combustível e melhorada a eficiência e tempo de processo.

A Vaportec possui uma equipe de especialistas em engenharia de aplicação para ajudar, tanto no dimensionamento correto de válvulas e equipamentos para plantas de vapor quanto na escolha dos melhores produtos. Entre em contato por meio do número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.