Automação em Redes de Água

Ganhos Financeiros e Redução em Gastos Pela Automação em Redes de Água

Os índices de perdas e desperdícios resultantes do uso inadequado da água produzem custos para a indústria que utiliza água em redes para abastecimento aplicado ao processo ou para sistemas de incêndio. O uso da água no Brasil requisita os panoramas e as observações da educação ambiental. A abundância hídrica com a qual boa parte dos brasileiros têm contato tem estimulado comportamentos pouco racionais na utilização desse recurso.

Somando-se aos fatores humanos, problemas com as instalações também podem ser produtores de perdas e desperdícios tanto de água quanto de energia para a operação das redes. Com o passar do tempo, as redes de abastecimento podem ter aumento do fator de perda de carga. Incrustações, as características físicas da água, corrosão e também o desgaste da tubulação promovem mudanças na rugosidade superficial nas paredes das tubulações.

As perdas físicas de água podem decorrer de fatores como pressão extrema, rupturas nas tubulações, golpes de aríete e, entre outros, interrupções no fluxo que resultam em sobrepressão. Essas perdas tem alcançando no Brasil valores superiores aos 50% do volume injetado nos sistemas. Esse índice é incontestavelmente significativo.

O controle operacional das instalações hidráulicas através da tecnologia de automação tem elevada importância para os projetos de controle e redução de perdas, resultando em vários benefícios para as aplicações da água em uso industrial.

Controles automatizados aplicam-se na manutenção constante da pressão na bomba, evitando desperdícios de água, de energia e também diminuindo a quantidade de partidas da bomba. Outro resultado é a melhoria na qualidade da água decorrente dos controles e monitoramentos constantes. A automação produz melhorias no processo, favorece a manutenção, reduz a pressão nas tubulações com a diminuição dos riscos de rompimentos, facilita a detecção de vazamentos e promove a redução do consumo de energia. Note-se que na ausência de controles automatizados, a ocorrência de vazamentos no sistema é detectada somente após significativas perdas em volume de água terem ocorrido.

A redução dos custos e dos desperdícios com o uso de controles automatizados em sistemas de abastecimento de água decorre de vários fatores. Entre esses fatores estão a maior facilidade de manutenção e operação das instalações, o aumento da vida útil de equipamentos, a possibilidade de controle em centros distantes do sistema e a consequente utilização dos recursos – água e energia – de forma racional e inteligente.

Outro benefício obtido pela automação das redes de água é a maior segurança para os profissionais que operam o sistema. Os controles e monitoramentos podem ser executados em centros de controle, sem a exposição dos profissionais aos riscos que podem estar presentes no ambiente das instalações hidráulicas.

Ao mesmo tempo em que estão presentes elevados índices de perdas e desperdícios no uso da água, as demandas desse recurso aumentam sucessivamente. Portanto, otimizar os sistemas hidráulicos desde o projeto, até a operação e a manutenção é essencial para a indústria. Reduzir perdas e desperdícios de água impacta tanto no ganho financeiro imediato quanto na eliminação de gastos elevados futuros.

CARMEN THOMAZI – carmen@davinciprojetos.com.br

Engenheira Química e diretora na Da Vinci Projetos. Membro do conselho de gestão de várias empresas e docente na Educação Executiva da Faculdade FIPECAFI. Possui experiência em gestão de processos e gestão de pessoas. Executa o planejamento, organização e direção em projetos de gestão sistêmica e educação corporativa.