ar-comprimido

Cuidado com o ar comprimido contaminado

O controle de contaminação no uso de sistemas de ar comprimido é fundamental. Esses sistemas são usados em salas assépticas para finalidades como o acionamento de dispositivos pneumáticos, o sopro para secagem de produtos ou embalagens e seu enchimento.

Os principais componentes dos sistemas de ar comprimido são o óleo, a umidade e particulados. Para assegurar a operação eficiente e confiável do compressor, o ar aspirado deve ser limpo e não conter poeira, fuligem ou partículas sólidas. Caso contrário, esses poluentes ficarão em suspensão no óleo lubrificante. Assim, ocasionarão desgaste excessivo dos cilindros, anéis dos pistões, mancais, etc. E consequentemente, aumentarão os custos de manutenção.

A presença de umidade compromete a qualidade do produto final. E pode provocar alterações em suas propriedades químicas. Além de reduzir sua vida útil de prateleira. Por esta razão, recomenda-se utilizar um sistema de secagem eficiente. Normalmente por adsorção, que remove a água e umidade em níveis de temperatura de ponto de orvalho de -40ºC.

Já o óleo, altera a pureza e propriedades dos produtos com os quais entra em contato. Por esta razão, deve-se sempre fazer uso de compressor isentos de óleo que sejam certificados pela ISO 8573-1, Classe O.

Para se remover o particulado contido no ar comprimido, deve-se empregar filtros com malhas de 1 µm e 0,01 µm e também filtros bacteriológicos ou esterilizantes. Desta forma, assegura-se a melhor qualidade possível do ar comprimido. E consequentemente a melhor qualidade do produto final.

Para evitar a presença de contaminantes, é importante seguir os seguintes passos:
1º) Saber o grau de exigência necessário para o tipo de aplicação do produto a ser fabricado (onde se quer chegar).
2º) Conhecer as variáveis presentes para classificação do grau de qualidade que está sendo fornecido (onde se está).
3º) Adequar, através de equipamentos específicos, o grau de qualidade necessário para atender as exigências do produto a ser fabricado (como fazer para chegar).

Indústria farmacêutica

Na indústria farmacêutica, a grande preocupação com relação é contaminação se concentra nos chamados pontos críticos. São aqueles pontos nos quais o ar comprimido entra em contato direto com o medicamento que está sendo produzido.

Para sanar tal problema são instalados diversos equipamentos. Tudo a fim de eliminar qualquer tipo de contaminação. E ainda uma grande quantidade de filtros próximos a estes pontos, para garantir a qualidade deste ar.

Sistemas de secadores

O filtro de ar comprimido aparece geralmente em três posições diferentes: antes e depois do secador de ar comprimido e também junto ao ponto de uso. A função do filtro instalado antes do secador por refrigeração (pré-filtro) seria separar o restante da contaminação sólida e líquida (~30%) não totalmente eliminadas pelo separador de condensados do resfriador-posterior. E assim, protegendo os trocadores de calor do secador contra o excesso de óleo oriundo do compressor de ar. O que poderia impregná-los, prejudicando sua eficiência de troca térmica.

O excesso de condensado no secador também reduziria sua capacidade de resfriamento do ar comprimido. Pois há consumo de energia para resfriar um condensado que já poderia ter sido eliminado do sistema.

No caso de sistemas dotados de secadores por adsorção, o pré-filtro deverá garantir que nenhuma quantidade de contaminação líquida, inclusive os aerossóis de água e óleo, atinjam o material adsorvedor. Pois isso pode obstruir seus poros e impedir a sua reativação.

O filtro instalado após o secador (pós-filtro) seria o responsável pela eliminação da umidade residual (~30%) não removida pelo separador mecânico de condensados do secador por refrigeração. Além da contenção dos sólidos não retidos no pré-filtro.

A capacidade do pós-filtro efetuar a eliminação de qualquer umidade residual é seriamente afetada pela temperatura do ar comprimido na saída do secador.

No caso de sistemas dotados de secadores por adsorção, o pós-filtro destinaria-se apenas à retenção das partículas sólidas produzidas pela abrasão do material adsorvedor (poeira do adsorvedor).

Já os filtros instalados no ponto de uso seriam utilizados para evitar que os contaminantes presentes ao longo da tubulação de ar comprimido atinjam a aplicação final do mesmo.

Equipe Vaportec